11/05/2021
O Family Office no Brasil é a solução ideal para gestão de patrimônios elevados. Leia este artigo e compreenda!
Ao longo dos últimos anos, muitas famílias conseguiram aumentar consideravelmente seu patrimônio. A prova disso é que antes mesmo de 2020, segundo dados do World Wealth Report, no Brasil já haviam quase 200 mil famílias milionárias.
O crescimento patrimonial é um ótimo sinal de enriquecimento, mas traz à tona uma nova questão para muitos patriarcas e gestores de recursos: como administrar o patrimônio conquistado?
Na tentativa de resolver essa questão, muitas famílias buscam gestoras de recursos financeiros para auxiliar ou executar o planejamento e administração de seu patrimônio. No entanto, esse tipo de serviço oferecido por gestoras de recursos financeiros, foca apenas na alocação de capital, deixando algumas lacunas essenciais. Neste caso, o Family Office surge como uma solução completa e eficaz, capaz de atender todas as pontas e necessidades das famílias.
Se você tem interesse neste tema e busca um serviço que possa atender às suas necessidades e expectativas, vamos explicar tudo sobre este método de gerenciamento do patrimônio. Mas antes, que tal conhecer o nosso simulador para gestão de patrimônio, em que você pode checar o que priorizar, de acordo com seus ativos, sejam eles líquidos ou imobiliários. Vamos lá?
Agora que já pôde visualizar as prioridades indicadas ao seu patrimônio, sugerimos aprofundar o conhecimento por meio dos tópicos deste artigo. Boa leitura!
Um Family Office pode ser resumido como um produto no qual uma empresa oferece a gestão patrimonial para uma família. Aqui, entenda como algo que vai além do capital financeiro, contemplando também imóveis, empresas e demais bens.
Esse serviço exclusivo é muito útil para famílias com patrimônio elevado e que não desejam lidar com diversos profissionais de diferentes escritórios, além da burocracia dos processos. É uma solução ideal para aqueles que estão buscando algo a mais, um equilíbrio entre uma gestão feita por profissionais especializados e as expectativas da família para o futuro.
Photo by Paul Szewczyk on Unsplash
Tudo isso de uma forma integrada, otimizando os resultados, com atenção às boas oportunidades e acima de tudo, com segurança e tranquilidade, para que essas famílias possam passar mais tempo de qualidade ao lado daqueles que amam, sem preocupar-se com burocracias. E o mais importante: respeitando sempre a sua estratégia patrimonial.
Existe um motivo em especial pelo qual você deve considerar a adesão a um Family Office: a aceleração do processo de sucessão patrimonial. Hoje, boa parte das famílias milionárias – que mencionamos na introdução – possui riqueza concentrada na primeira ou na segunda geração familiar. Geralmente, quando não há o devido cuidado, essa riqueza vai se dissolvendo a partir da terceira geração.
Photo by Gabriel Tovar on Unsplash
Esse grupo representa pessoas na faixa entre 50 e 60 anos, de modo que a transição do patrimônio para os seus herdeiros é uma oportunidade, pois nos dias atuais, as mudanças são muito dinâmicas e, ao menos em tese, pessoas mais jovens possuem maior facilidade de adaptação para essa nova realidade. Por outro lado, a transferência da gestão dos bens representa um risco.
Além disso, há também uma certa pressa em realizar o processo de sucessão por conta de um aumento da carga tributária que deve ocorrer em breve no Brasil. Neste cenário, a busca por um suporte especializado tem sido crescente. E, com isso, ganha destaque o Family Office.
É importante dizer que existem alguns tipos de Family Office no Brasil. Confira quais são e quais as diferenças entre eles a seguir.
Se você já entende que o Family Office pode ser uma boa alternativa para a gestão do seu patrimônio, saiba que existem diferentes tipos desse produto no mercado brasileiro. Estamos falando de duas estruturas:
Basicamente, temos dois tipos de Family Office no Brasil. O primeiro deles é o Single-Family Office – também chamado de Family Office próprio – e representa uma empresa criada por uma família para a gestão do seu patrimônio.
Já um Multi-Family Office oferece esse mesmo serviço, mas para mais de uma família simultaneamente. A principal diferença, portanto, está no tipo de solução. O modelo “single” é exclusivo para a família, mas acarreta em desafios de custos e planejamento. Já no modelo “multi”, a gestão é feita por uma empresa especializada e com processos estruturados.
Essa diferença central entre as duas soluções de gestão patrimonial pode ser melhor entendida analisando alguns pontos individualmente. São eles:
Neste contexto de serviço de gestão patrimonial, podemos dizer que o Multi-Family Office se destaca como um serviço mais atrativo para as famílias. Estamos falando, afinal, de uma solução completa que envolve gestão de contas, investimentos e relatórios completos.
E tudo isso por um custo bem mais interessante quando comparamos com os valores exigidos para um Single-Family Office, onde há também a exclusividade, mas sem oferecer uma gama de serviços completos e garantias.
Importante mencionar que, embora exista uma grande comodidade no pacote de serviços do Multi-Family Office, nenhuma decisão é tomada sem a sua devida autorização. Afinal, é você quem determina como o patrimônio deve ser gerido. A empresa apenas executa a estratégia e lida com a parte burocrática do processo.
Conheça a seguir algumas vantagens:
E quais seriam essas vantagens que mencionamos no tópico anterior? Vamos explorá-las a partir de agora.
Outro ponto relevante para o futuro, é que o Multi-Family Office é uma solução completa e orientada para o futuro da sua família. Desta forma, você conta com um atendimento realmente personalizado para encontrar bons resultados na gestão do seu patrimônio.
É o caso, por exemplo, da gestão imobiliária. Sabemos que o controle de bens imóveis costuma ficar dentro da família, no entanto, essa tarefa é um tanto quanto burocrática e, por vezes, ineficiente ou não gera rendimentos.
Pensando nisso, a terceirização da gestão imobiliária para uma empresa especializada é mais uma tendência interessante para os próximos anos. É o que você terá ao contratar a LIDDERAR, uma companhia do Grupo SOMMA, nascida dentro do Multi-Family Office, focada nesse tipo de serviço.
No entanto, não pense que essa é a única atividade que uma gestão de Multi-Family Office pode entregar. Você terá todo suporte não apenas operacional, como mencionamos em vários pontos do texto, mas também para a montagem de uma estratégia eficiente para os seus recursos.
Esse processo inclui uma série de atividades além da estratégia e da execução do seu planejamento patrimonial. É o caso da análise de documentos, gestão de contas, estruturação do planejamento sucessório ou mesmo a produção de relatórios periódicos para o acompanhamento dos resultados.
Além de olhar para as melhores oportunidades do momento para o seu patrimônio, a gestão patrimonial em uma estrutura de Multi-Family Office está sempre atenta para as tendências dos próximos anos. É isso que permite as melhores rentabilidades para o seu capital.
Photo by Austin Distel on Unsplash
Neste momento, alguns temas e oportunidades estão se destacando. Veja alguns exemplos:
Se você se interessou pelas vantagens de contar com uma gestão profissional para o seu patrimônio, gostaríamos de convidá-lo a conhecer o SOMMA Multi-Family Office, nosso produto exclusivo e personalizado!
Na SOMMA, trabalhamos com base no tripé proteção, perpetuação e multiplicação. Todo processo de gestão patrimonial é organizado em etapas. São elas:
Caso queira dar um passo rumo à tranquilidade e eficiência na sua gestão patrimonial, fica o convite para conversar com nossos especialistas e conhecer mais sobre o SOMMA Multi-Family Office.