Investimentos internacionais: uma opção para diversificar carteiras

17/11/2020

Investimentos internacionais: uma opção para diversificar carteiras

Um dos princípios mais básicos que qualquer investidor precisa ter em mente, independentemente do valor de seus investimentos, é o de não colocar todos os ovos na mesma cesta.

Geralmente definida como o “único almoço grátis” no mundo dos investimentos, a diversificação é uma aliada poderosa de qualquer investidor. Através dela, é possível mitigar os riscos de seus investimentos, aplicando em diferentes setores e em diferentes empresas. Outra forma básica para se diversificar os investimentos é através das classes ativos, como ações, títulos de renda fixa etc.

No entanto, caso o investidor disponha de todos os seus recursos em seu país de domicílio, pode ficar sujeito a riscos particulares deste país – cenário político, situação fiscal, nível de inflação, entre outros – que poderiam ser amplamente reduzidos por meio da diversificação geográfica.

Neste sentido, os investimentos internacionais são uma ferramenta extremamente útil para aumentar o grau de diversificação da sua carteira.

Os investimentos no exterior podem ser feitos tanto por meio do envio de recursos para fora do país quanto através da compra de produtos negociados domesticamente e que investem no exterior – alguns exemplos são fundos multimercados e fundos de investimento no exterior.

Os fundos de investimentos são uma das formas mais simplificadas para se investir no exterior. Antes de escolher a modalidade do fundo (ações, renda fixa, cambial, entre outros), no entanto, é de fundamental importância a avaliação do Perfil do Investidor , a partir da qual o investidor pode alinhar suas expectativas para o investimento.

Além disso, é possível investir no exterior sem ficar exposto a variações na taxa de câmbio. Ou seja, o investidor não precisa se preocupar com a cotação do dólar, por exemplo.

Assim, tendo em vista os benefícios em potencial dos investimentos internacionais, tanto em termos de retorno em potencial quanto de aumentar os efeitos da diversificação, consideramos que a sua adoção seja primordial para os investidores.

Se você se interessou por essa alternativa de investimento, e tem interesse em investir no exterior, não deixe de conferir o nosso próximo conteúdo no qual apresentaremos a Open Vista Global Investments – gestora especializada em investimentos internacionais – a mais nova aliança do Grupo SOMMA.

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?