Gestão imobiliária: como aumentar a rentabilidade do seu patrimônio

13/01/2021

Gestão imobiliária: como aumentar a rentabilidade do seu patrimônio

gestão imobiliária

A gestão imobiliária é um processo que deve ser monitorado de perto. Ele, afinal, é um dos grupos que compõem o patrimônio familiar e, se bem trabalhado, pode auxiliar na obtenção de uma boa rentabilidade. No entanto, por mais incrível que isso possa soar, muitas famílias possuem dificuldades para gerir seus recursos e bens.

Na prática, quando existe algum tipo de dúvida, os gestores desses recursos optam por não investir, talvez por receio que uma decisão ruim venha a afetar o patrimônio familiar. 

Esse receio é compreensível, pois, tomadas de decisões erradas podem afetar diretamente o seu resultado financeiro. Além disso, em alguns casos, há também uma preocupação com pessoas próximas que, de certa forma, dependem desse patrimônio para o seu futuro. 

Por outro lado, os investimentos imobiliários são uma excelente forma de rentabilizar o seu patrimônio já que possui características interessantes para esse objetivo:

  • Valorização de capital: ao trabalhar com investimentos no setor de imóveis, você tem uma boa chance de valorizar o capital investido. Propriedades imobiliárias, se bem escolhidas e em pontos geográficos adequados, dificilmente apresentam desvalorização, desde que compradas e vendidas no momento adequado.
  • Oportunidades: além disso, para o investidor atento ao mercado imobiliário, sempre aparecem oportunidades de bons negócios. Isto é, comprar ativos por um preço abaixo de mercado e, posteriormente, lucrar com ele — algo que aumenta a velocidade pela qual o capital familiar cresce.

Se você pertence a esse grupo de pessoas que ainda tem uma certa indecisão sobre como realizar uma boa gestão imobiliária, não se preocupe. Você pode contar com a Lidderar, empresa do Grupo SOMMA, com experiência no mercado imobiliário ao longo dos anos, por meio de uma ampla experiência de mercado, algo que inclui um monitoramento constante das oportunidades imobiliárias.

Lembrando que nós também buscamos ser grandes parceiros, ajudando em práticas de rotina e personalizando as estratégias de acordo com o seu perfil e o tamanho do seu patrimônio imobiliário.

Para que você possa conhecer um pouco do nosso trabalho, vamos ver hoje algumas formas de melhorar sua gestão imobiliária e valorizar o capital familiar.

Gestão imobiliária: o que é e como ela funciona?

A gestão imobiliária é, em resumo, um conjunto de ferramentas práticas e de estratégias, que permitem o crescimento do patrimônio imobiliário. Na SOMMA, acreditamos em um universo mais amplo para esse trabalho, em que a gestão patrimonial deva ser contemplada como um todo, considerando também os seus objetivos de longo prazo.

Isso quer dizer que a gestão imobiliária nada mais é do que uma maneira estratégica de gerir os seus imóveis. Ao contrário do que muitos imaginam, há muito o que fazer ao se trabalhar com imóveis. E é justamente sobre isso que precisamos de atenção no gerenciamento dos bens que possuímos em carteira.

Como aumentar a rentabilidade do seu patrimônio?

Uma das bases de uma boa gestão imobiliária consiste em tornar o valor total gerenciado crescente ao longo do tempo. Claro, alguns deles talvez tenham outro tipo de importância, como a própria moradia. Mas há também como investir em boas oportunidades e obter ganhos consistentes para o futuro familiar.

rentabilidade do patrimônio lancha em alto mar

Imagem de Foto & Film Air Video pl por Pixabay

Neste contexto, a rentabilidade imobiliária entra em foco. Quanto maiores os ganhos com esse mercado de atuação, o capital poderá crescer. Nós temos algumas dicas para esse objetivo, sempre respeitando a qualidade da nossa informação, assim como a transparência e ética dos nossos negócios. 

Veja alguns insights para aumentar a rentabilidade do seu patrimônio:

Esteja preparado para correr riscos

O primeiro fator a considerar na gestão imobiliária é que, embora ainda seja um mercado visto como seguro e importante no Brasil, os imóveis também possuem riscos. Isso quer dizer que não necessariamente o valor investido vai crescer, de modo que é importante saber como selecionar os melhores ativos com potencial de valorização.

Apesar de ser um tipo de investimento da economia real (isto é, são produtos tangíveis, ao contrário do que observamos no mercado financeiro), os imóveis não vivem em um mundo isolado. Desta forma, períodos de crise e recessão podem trazer uma redução da procura pelos ativos, algo que se converte em desvalorização.

Por outro lado, esse é um efeito momentâneo e que, caso você não realize uma negociação de venda neste período, o investimento imobiliário tende a retomar crescimento desde que, insistimos, as escolhas sejam feitas com bons critérios. Localização, potencial de valorização da região e preço abaixo do mercado são alguns fatores que ajudam nessa seleção.

Ademais, não podemos nos esquecer da baixa liquidez do mercado imobiliário. Ao contrário dos ativos do mercado financeiro, os imóveis geralmente apresentam prazos mais longos para conversão do ativo em dinheiro. Se houver pressa na obtenção de resultados, você pode tomar decisões ruins pela ansiedade.

O ponto aqui é apenas entender que o seu imóvel precisa apresentar características para valorizar o seu patrimônio. E que esse é um trabalho de investimento o qual, como defendemos, deve ser orientado para o longo prazo dentro do objetivo de aumentar a rentabilidade patrimonial.

Importante mencionar que, ao contar com o nosso apoio nesses investimentos imobiliários, o Grupo SOMMA vai trabalhar incansavelmente para encontrar as melhores oportunidades, visando maximizar a rentabilidade do seu patrimônio e respeitando os seus objetivos como investidor.

Invista na gestão imobiliária do seu patrimônio

Como vimos no tópico anterior, existem muitas variáveis que podem afetar a rentabilidade patrimonial da sua gestão imobiliária. Assim, caso ainda se sinta inseguro neste mercado, a nossa segunda dica é contar com uma empresa especializada na gestão dessas propriedades. 

É o que você vai encontrar com a Lidderar. Entregamos as melhores rentabilidades e negócios através da inovação. A Lidderar busca por empresas que estão resolvendo dores do mercado através de tecnologia, aliada a parceiros com excelente conhecimento de mercado. Esta união entre a inovação e a experiência de mercado gera resultados incríveis!

patrimônio familiar gestão imobiliária casas na rua

Imagem de David Mark por Pixabay

É assim que, entre outros benefícios, você terá dicas e orientações para encontrar bons negócios, com preços atrativos e bom potencial de valorização. Desta forma, a rentabilidade do seu patrimônio vai aparecer por meio de uma boa gestão imobiliária, melhorando a  rentabilidade dos ativos imobiliários existentes e aplicando os recursos em melhores oportunidades de mercado.

A grande vantagem dessa prática é, de certa forma, terceirizar a tomada de decisão sobre investimentos para uma companhia especialista no mercado imobiliário. Assim, você pode se concentrar em outras atividades enquanto nós trabalhamos para você, algo que facilita e potencializa suas decisões.

Fique de olho nas tendências e oportunidades

Vivemos em um mundo globalizado e dinâmico — e com muito acesso à informação. Ao contrário do que pode parecer, esse é um perigo para o seu patrimônio imobiliário. Investir em tendências de mercado, como aquela região que “está prometendo para o futuro”, nem sempre é uma boa opção.

Ao mesmo tempo, a gestão imobiliária pede que estejamos sempre atentos às tendências e oportunidades. E elas permitem que você obtenha bons resultados para a sua rentabilidade patrimonial.

Um exemplo disso é algo que já mencionamos anteriormente: períodos de crise. A depender das condições econômicas, alguns bons imóveis podem ter seu preço desvalorizado momentaneamente. E, caso você possua uma reserva de oportunidade para investir, a aquisição pensando no potencial de valorização é uma estratégia interessante.

A Lidderar possui acesso a informações de mercado através de soluções de Big Data, Business Inteligence e a análise e verificação de vários relatórios que buscam entender as tendências antes que outras pessoas.

análise de oportunidades mercado gestão imobiliária

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Outra boa tendência a ser explorada é a cobrança de aluguel. Essa prática permite que você crie um fluxo de caixa com seus imóveis, valores que podem ser usados para novos investimentos que potencializam o patrimônio familiar ou mesmo para pagamentos de contas mensais.

Além disso, imóveis em pontos turísticos são muito demandados em períodos de final de ano ou feriados prolongados. E a alta demanda também permite aos proprietários desses ativos uma boa rentabilidade na locação.

Novamente, a dica anterior se faz necessária. Ao contar com uma empresa especializada para a gestão imobiliária, você terá o suporte necessário para mapear essas tendências e oportunidades que realmente valham a pena, porém, alinhadas com o seu perfil de investidor e com a realidade do seu patrimônio.

A inovação corre nas veias da Lidderar! Conseguimos analisar diferentes formas de locação, sempre buscando a possibilidade de maiores ganhos.

Gestão imobiliária: uma prática que traz muitos benefícios

Como vimos ao longo deste artigo, existem inúmeros benefícios em fazer a gestão imobiliária, encontrando assim uma estratégia muito bem estruturada para os objetivos dos investimentos em imóveis.

E tudo fica ainda melhor caso você conte com um parceiro de confiança, como oferecemos com a nossa empresa Lidderar. Ao contar com esse suporte, você tem mais do que simples indicações de oportunidades para investir, mas um pacote completo de serviços que inclui monitoramento do mercado, controladoria, manutenção, definição de estratégias e avaliação de precificação dos ativos.

Tudo isso contribui diretamente para uma gestão imobiliária mais saudável, proporcionando segurança e maior qualidade de vida para você e sua família na medida em que contribui com uma redução de possíveis riscos e maximiza a rentabilidade do seu patrimônio.

Portanto, fica aqui o nosso convite para você saber mais sobre o que podemos fazer pela gestão de todo o patrimônio da sua família. Aproveite para tirar as suas dúvidas com um especialista da nossa equipe e saber mais sobre o SOMMA Multi-Family Office.

SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados