3 formas de diversificar o patrimônio da sua família em 2021

15/12/2020

3 formas de diversificar o patrimônio da sua família em 2021

cidade iluminada a noite diversificar o patrimônio SOMMA Investimentos

Diversificar o patrimônio é um conceito relevante para quem é responsável pelo gerenciamento patrimonial da família. Isso acontece porque, como sabemos, todos os ativos, inclusive aqueles vistos como mais seguros, apresentam seus riscos.

A diferença, claro, é a forma pela qual o valor do seu capital vai oscilar. Alguns produtos do mercado financeiro, como ações ou derivativos, tendem a ser mais agressivos. Por outro lado, existem também outras alternativas, como os títulos públicos ou imóveis. E há ainda a necessidade de organizar tudo isso em relação às contas mensais, certo?

É neste ponto que entra a diversificação patrimonial, como uma ferramenta não apenas de proteção do seu dinheiro, mas também de equilíbrio entre risco e retorno, permitindo que o seu capital cresça de acordo com os seus objetivos pessoais.

Ao mesmo tempo, embora seja uma excelente prática na medida em que reduz os riscos, diversificar o patrimônio deve ser feito com base nos seus dados patrimoniais e familiares. Ou seja, cada caso deve ser analisado individualmente, de acordo com o próprio perfil familiar e com os objetivos de curto e longo prazo.

Na prática, o ideal é que seja realizada uma avaliação completa, justamente o que fazemos no SOMMA Multi-Family Office. Conosco, antes de qualquer recomendação ou sugestão, passamos por uma análise aprofundada do seu perfil para o melhor direcionamento.

Para que essa questão de diversificar o patrimônio fique ainda mais fácil de assimilar, vamos conferir algumas formas de realizar essa prática e equilibrar o risco e o retorno dos ativos da sua família.

Diversificar o patrimônio: conheça 3 formas eficientes para aplicar em 2021

Como vimos, a diversificação patrimonial é uma ferramenta de extrema importância pensando na gestão dos recursos da sua família. A boa notícia é que, caso você sinta que deve melhorar neste aspecto, existem diversas formas para fazê-lo.

família feliz levantando um bebê SOMMA Multi-Family Office

Imagem de JOSE ARROYO por Pixabay

A seguir, separamos algumas maneiras eficientes para diversificar o patrimônio em 2021. No entanto, vale reforçar que as estratégias utilizadas devem ser personalizadas para a sua realidade, sendo essencial entender o seu contexto familiar antes de seguir qualquer sugestão.

Busque aplicações e modalidades distintas para seus investimentos

Em primeiro lugar, claro, não poderíamos pensar em outra estratégia que não seja a diversificação dos próprios investimentos. No entanto, não basta apenas usar de diferentes produtos pensando em diversificação. É necessário também trabalhar com categorias distintas, pois cada tipo de ativo tem suas particularidades.

Veja a seguir alguns exemplos de categorias de investimentos para entender a variedade oferecida pelo mercado financeiro (e como realmente é essencial entender os objetivos antes de investir):

Pode ser um pouco complexo montar uma boa carteira para a gestão patrimonial, mas certamente essa tarefa fica mais simples utilizando os serviços que o Grupo SOMMA oferece. Aproveite para conhecer o SOMMA Multi-Family Office e falar com um de nossos especialistas.

Organize sua reserva de emergência e de oportunidade

Outro ponto fundamental ao diversificar o patrimônio da sua família é organizar uma reserva de emergência, isto é, uma parcela do dinheiro que ficará disponível para eventualidades.

Aqui, caso vá utilizar essa estratégia de investir a sua reserva emergencial, é muito importante que você utilize ativos com liquidez imediata ou diária, permitindo resgates rápidos e que, ao mesmo tempo, não prejudiquem a sua rentabilidade pela antecipação.

Outra estratégia que pode ser adotada, é separar uma outra parte do seu dinheiro como reserva de oportunidade. Ao contrário da reserva de emergência, essa quantia de capital será destinada a investimentos que surgirem com bom potencial de retorno, mas que não estavam disponíveis de maneira atrativa anteriormente.

Um bom exemplo disso é o que aconteceu em 2020. No começo do ano, com a euforia do Mercado Financeiro, os investimentos em ações não estavam tão atrativos. Com a explosão de uma pandemia, muitos ativos desvalorizam demais, ficando com preços baixos e atraentes (tanto que, no mesmo ano, ofereceram um excelente retorno). É para essa finalidade que usamos a reserva de oportunidade!

Conheça os investimentos internacionais

Por fim, ainda temos os investimentos internacionais que são uma excelente maneira de expor o seu patrimônio familiar ao câmbio estrangeiro, como o dólar. Essa prática, além de diversificar os riscos, ainda permite o uso de uma moeda de proteção contra a recessão, na medida em que ela é muito buscada em tempos de crise.

Novamente, existem diversas formas de realizar esse tipo de aporte com o patrimônio da sua família. Listamos algumas delas a seguir:

  • Enviar o capital para fora do país
  • Fundos de investimentos internacionais

Um exemplo é a Open Vista Global Investments, uma gestora especializada em investimentos internacionais. Caso seja aderente à sua estratégia de investimentos, vale a pena usar dos ativos disponíveis no exterior para diversificar o seu patrimônio.

Diversificar o patrimônio: uma boa estratégia para o futuro da sua família

Como vimos ao longo do artigo, a diversificação patrimonial é um ótimo recurso para quem busca o crescimento do capital familiar, mas também deseja estabilidade e segurança pensando no longo prazo.

moedas em cima da mesa e relógio tempo e disciplina para resultados financeiros

Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Se você sente alguma dificuldade neste sentido ou busca uma melhor orientação, estamos certos de que a nossa experiência de 17 anos de mercado e um serviço customizado, como o SOMMA Multi-Family Office, podem ajudá-lo com esse desafio.

O processo de gestão do seu patrimônio, feito pela SOMMA é baseado no tripé proteção, perpetuação e multiplicação. Possuímos uma estrutura de serviços exclusivos, de metodologia consistente, transparente e eficiente, para atender às necessidades de nossos clientes e buscar os melhores resultados.

Caso tenha interesse ou busque sanar alguma dúvida, fica o convite para falar com um dos nossos especialistas.

SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?