Nós fazemos o seu Planejamento Financeiro

22/07/2020

Nós fazemos o seu Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro

Conforme comentamos em nossa última publicação, o Planejamento Financeiro é uma ferramenta importante na vida de todos. Nesse sentido, acreditamos que cada vez mais as pessoas estão tomando consciência da importância de planejar seu futuro e de se preparar para infortúnios, visando conquistar uma vida de independência financeira.

Com base nisso, há duas possibilidades para que se possa construir um planejamento: será elaborado pelo próprio interessado ou terceirizado para um planejador financeiro ou Family Office.

Nessa publicação, trataremos de abordar o serviço oferecido pelo SOMMA Multi-Family Office que se enquadra no segundo modo.

Para as pessoas que não se sentem confortáveis ou preferem delegar a elaboração do Planejamento Financeiro a alguém que tem aptidão a isso, o nosso serviço é indicado, uma vez que, dependendo de como for acordado, podemos levantar todas as receitas, despesas e patrimônio do cliente e entregar um produto com diversos cenários apontando sugestões de como as finanças da pessoa ou família devem ser praticadas, visando atingir um cenário satisfatório para todos.

Vantagens do Family Office

A vantagem do nosso serviço é que como cuidamos de quase todos os assuntos ligados ao patrimônio, financeiro, sucessório e legal, conseguindo ter todas as informações para realizar um Planejamento Financeiro apurado.

De um lado, conhecemos todas as despesas e receitas presentes e futuras, de outro, fazemos a gestão dos imóveis e conhecemos todos os objetivos com esses bens. No lado dos investimentos, realizamos a gestão dos ativos que estão conosco e prestamos consultoria para os ativos que estão nas demais instituições financeiras, desta forma, conhecemos o perfil de risco do cliente e conseguimos planejar a renda vinda dos investimentos.

Partindo disso, o processo para elaboração do Planejamento Financeiro é estruturado da seguinte forma:

planejamento financeiro family office

Na parte sucessória, além de planejar o momento atual, conhecemos os sonhos e desejos da família, sendo esse o ponto crucial do Planejamento Financeiro para saber se os sonhos estão adequados a realidade. Por fim, nossa área de estruturação de ativos ajuda o cliente a encontrar oportunidades em projetos imobiliários ou participações em novos negócios para diversificar seus rendimentos.

Nesse sentido, nosso planejamento tem como principal pilar observar as características do cliente e seus objetivos para que possamos criar melhores cenários para a discussão. Em geral, costumamos utilizar três:

  • Cenário atual
  • Crescimento real dos gastos
  • Manutenção do patrimônio.

A seguir, vamos entender melhor do que se trata cada um.

 

CENÁRIO ATUAL

Nesse primeiro cenário, lançamos todas as receitas e despesas previstas e atualizando-as mensalmente por meio do indicador que melhor as representa, sendo geralmente utilizado o IPCA para os gastos. Valendo-se da meta de rentabilidade da carteira de investimentos do cliente e dos outros ativos de seu patrimônio, projetamos como ele se comportará ao longo dos anos caso tudo o que for esperado se cumpra. Desse modo, o cliente consegue ter uma noção de como sua riqueza evoluirá ao longo dos próximos anos se mantido o cenário atual, podendo assim, gerar mudanças para melhorar sua situação futura.

 

CENÁRIO CRESCIMENTO REAL DOS GASTOS

Nesse cenário, as receitas continuam como antes, porém os gastos são elevados anualmente a uma taxa constante acrescida da inflação, representando o aumento do padrão de consumo do cliente. Aqui, conseguimos entender o quão prejudicial pode ser esse acréscimo de gastos e em qual proporção ele pode ser feito. Logo, é possível apresentarmos se há possibilidade de aumento de despesas e, caso sim, de quanto, visando sempre adequar nossas recomendações aos anseios do cliente.

 

CENÁRIO MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO

Já nessa simulação, mantemos a receita, como antes, e apresentamos para o cliente o valor das despesas que ele poderá contrair mensalmente visando conservar seu patrimônio perante a inflação, porém sem obter ganhos reais. Podemos alterar o objetivo desse cenário, sempre tendo como resultante a despesa máxima mensal que ele poderá ter.

 

Apesar de trabalharmos com três cenários, ainda existe a possibilidade da elaboração de outros com extrapolações diversas, buscando aquele que melhor represente a realidade do cliente. Por fim, entregamos um documento constando todas as simulações e suas explicações em maiores detalhes, e realizamos o acompanhamento do planejado versus o executado.

Ao longo dessa publicação, abordamos o nosso serviço de Planejamento Financeiro e explicamos alguns dos cenários mais comuns traçados por nós, inclusive os três citados anteriormente, além de esclarecer que o produto que elaboramos é individualizado, podendo sofrer alterações dependendo da vida de cada cliente, ou seja, é um serviço altamente personalizado.

SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?