Ir para o conteúdo
Logo SOMMA Investimentos
  • HOME
  • SOBRE NÓS
  • SOLUÇÕES
    • INSTITUCIONAIS
    • NOSSOS FUNDOS
    • FAMÍLIAS | MULTI – FAMILY OFFICE
    • ESTRUTURADOS
    • ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS
    • GESTÃO DE PATRIMÔNIO PARA ATLETAS
  • TECNOLOGIA
  • ESG
  • CONTEÚDO
    • CARTA DO GESTOR
    • BLOG
    • CADASTRO
  • ÁREA DO CLIENTE
  • HOME
  • SOBRE NÓS
  • SOLUÇÕES
    • INSTITUCIONAIS
    • NOSSOS FUNDOS
    • FAMÍLIAS | MULTI – FAMILY OFFICE
    • ESTRUTURADOS
    • ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS
    • GESTÃO DE PATRIMÔNIO PARA ATLETAS
  • TECNOLOGIA
  • ESG
  • CONTEÚDO
    • CARTA DO GESTOR
    • BLOG
    • CADASTRO
  • ÁREA DO CLIENTE

Nós fazemos o seu Planejamento Financeiro

  • Início
  • Blog
SOMMA Investimentos

Conforme comentamos em nossa última publicação, o Planejamento Financeiro é uma ferramenta importante na vida de todos. Nesse sentido, acreditamos que cada vez mais as pessoas estão tomando consciência da importância de planejar seu futuro e de se preparar para infortúnios, visando conquistar uma vida de independência financeira.

Com base nisso, há duas possibilidades para que se possa construir um planejamento: será elaborado pelo próprio interessado ou terceirizado para um planejador financeiro ou Family Office.

Nessa publicação, trataremos de abordar o serviço oferecido pelo SOMMA Multi-Family Office que se enquadra no segundo modo.

Para as pessoas que não se sentem confortáveis ou preferem delegar a elaboração do Planejamento Financeiro a alguém que tem aptidão a isso, o nosso serviço é indicado, uma vez que, dependendo de como for acordado, podemos levantar todas as receitas, despesas e patrimônio do cliente e entregar um produto com diversos cenários apontando sugestões de como as finanças da pessoa ou família devem ser praticadas, visando atingir um cenário satisfatório para todos.

Vantagens do Family Office

A vantagem do nosso serviço é que como cuidamos de quase todos os assuntos ligados ao patrimônio, financeiro, sucessório e legal, conseguindo ter todas as informações para realizar um Planejamento Financeiro apurado.

De um lado, conhecemos todas as despesas e receitas presentes e futuras, de outro, fazemos a gestão dos imóveis e conhecemos todos os objetivos com esses bens. No lado dos investimentos, realizamos a gestão dos ativos que estão conosco e prestamos consultoria para os ativos que estão nas demais instituições financeiras, desta forma, conhecemos o perfil de risco do cliente e conseguimos planejar a renda vinda dos investimentos.

Partindo disso, o processo para elaboração do Planejamento Financeiro é estruturado da seguinte forma:

Na parte sucessória, além de planejar o momento atual, conhecemos os sonhos e desejos da família, sendo esse o ponto crucial do Planejamento Financeiro para saber se os sonhos estão adequados a realidade. Por fim, nossa área de estruturação de ativos ajuda o cliente a encontrar oportunidades em projetos imobiliários ou participações em novos negócios para diversificar seus rendimentos.

Nesse sentido, nosso planejamento tem como principal pilar observar as características do cliente e seus objetivos para que possamos criar melhores cenários para a discussão. Em geral, costumamos utilizar três:

  • Cenário atual
  • Crescimento real dos gastos
  • Manutenção do patrimônio.

A seguir, vamos entender melhor do que se trata cada um.

CENÁRIO ATUAL

Nesse primeiro cenário, lançamos todas as receitas e despesas previstas e atualizando-as mensalmente por meio do indicador que melhor as representa, sendo geralmente utilizado o IPCA para os gastos. Valendo-se da meta de rentabilidade da carteira de investimentos do cliente e dos outros ativos de seu patrimônio, projetamos como ele se comportará ao longo dos anos caso tudo o que for esperado se cumpra. Desse modo, o cliente consegue ter uma noção de como sua riqueza evoluirá ao longo dos próximos anos se mantido o cenário atual, podendo assim, gerar mudanças para melhorar sua situação futura.

CENÁRIO CRESCIMENTO REAL DOS GASTOS

Nesse cenário, as receitas continuam como antes, porém os gastos são elevados anualmente a uma taxa constante acrescida da inflação, representando o aumento do padrão de consumo do cliente. Aqui, conseguimos entender o quão prejudicial pode ser esse acréscimo de gastos e em qual proporção ele pode ser feito. Logo, é possível apresentarmos se há possibilidade de aumento de despesas e, caso sim, de quanto, visando sempre adequar nossas recomendações aos anseios do cliente.

CENÁRIO MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO

Já nessa simulação, mantemos a receita, como antes, e apresentamos para o cliente o valor das despesas que ele poderá contrair mensalmente visando conservar seu patrimônio perante a inflação, porém sem obter ganhos reais. Podemos alterar o objetivo desse cenário, sempre tendo como resultante a despesa máxima mensal que ele poderá ter.

Apesar de trabalharmos com três cenários, ainda existe a possibilidade da elaboração de outros com extrapolações diversas, buscando aquele que melhor represente a realidade do cliente. Por fim, entregamos um documento constando todas as simulações e suas explicações em maiores detalhes, e realizamos o acompanhamento do planejado versus o executado.

Ao longo dessa publicação, abordamos o nosso serviço de Planejamento Financeiro e explicamos alguns dos cenários mais comuns traçados por nós, inclusive os três citados anteriormente, além de esclarecer que o produto que elaboramos é individualizado, podendo sofrer alterações dependendo da vida de cada cliente, ou seja, é um serviço altamente personalizado.

Compartilhe nas mídias

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Categorias
  • Curiosidade
  • Economia
  • ESG
  • Family-Office
  • Fundos de Investimentos
  • Insights
  • Investimentos
  • Investimentos imobiliários
  • Legislação e Investimentos
  • Multi-Family Office
  • Política
  • Renda Fixa
family office

O que é um Multi-Family Office e por que ele pode ser ideal para sua família?

Homem analisa investimentos

Mudanças na Tributação de Investimentos: confira os principais impactos

Troféu representando conquista e reconhecimento institucional da SOMMA Investimentos.

SOMMA Investimentos agora é QG2- pela Austin Rating

Educação Financeira

Meu porquinho, meu futuro: nossa contribuição à Semana Nacional de Educação Financeira!

22-Anos-SOMMA

SOMMA completa 22 anos no mercado financeiro

Nós fazemos o seu Planejamento Financeiro

Seja cliente SOMMA e conquiste resultados além das expectativas

TRABALHE CONOSCO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
COMPLIANCE
Logo SOMMA Investimentos

Conheça nossas redes sociais

Instagram Linkedin Telegram Facebook Youtube Spotify
  • Florianópolis - SC
  • Rua Nirberto Haase, 100
  • 1º andar - Santa Mônica​
  • Cep: 88035-215​
  • +55 48 3037 1004
  • São Paulo - SP
  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 28
  • 3º Andar - Vila Nova Conceição​
  • Cep: 04543-000
  • +55 11 5200 0410
  • Chapecó - SC
  • Av. Fernando Machado, 141-E
  • 2º Andar - Sala 203 - Centro
  • CEP: 89814-470
  • +55 49 3304-4872
  • Jaraguá do Sul - SC
  • R. João Planincheck, 1990
  • Sala 1303. Ed. Blue Chip
  • Cep: 89253-105
  • +55 48 3037 1004
  • Atendimento

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h00 (GMT -03 Brasília), exceto feriados.

Selo Anbima Gestão de Patrimônio
Selo Anbima Gestão de Recursos
Selo Como Investir
Selo_Austin
Qualificação Moody's

A SOMMA Investimentos é certificada em qualidade pela Moody’s Local Brasil, uma das avaliadoras mais relevantes do segmento, com o rating MQ2.br que alega características de gestão muito boas.

As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimento ou oferta para aquisição de valores mobiliários. Os investimentos em fundo de investimentos e demais valores mobiliários apresentam riscos para o investidor e não contam com garantia da instituição administradora, da gestora, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. É recomendada a leitura cuidadosa do formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento dos fundos pelo investidor antes de tomar qualquer decisão de investimento. Os documentos citados estão disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) –www.cvm.gov.br. As informações contidas nesta página não podem ser copiadas, reproduzidas, publicadas ou distribuídas, parcial ou integralmente, sem o prévio e expresso consentimento da SOMMA Investimentos S.A. (“SOMMA Investimentos”). Para demais informações, por favor, ligue para 48 3037 1004.
plugins premium WordPress