Saiba mais sobre Lifestyle Management

21/07/2021

Saiba mais sobre Lifestyle Management

Lifestyle Management

Como desfrutar o melhor do que o seu patrimônio pode lhe oferecer? Ou ainda, como planejar e organizar seu patrimônio para esse desfrute? Somente saber o que fazer não é suficiente para responder essas perguntas, é necessário executar para alcançar. Neste artigo, falaremos sobre Lifestyle Management, em tradução literal, gerenciamento de estilo de vida.

Lifestyle management: entenda o conceito

Primeiramente, precisamos entender o conceito de lifestyle management, já bem difundido na Europa e nos Estados Unidos. Sobretudo, ele envolve basicamente tudo o que possamos imaginar do dia a dia de um indivíduo, que possa ser executado por outras pessoas, contratadas para essa gestão e que entregarão as soluções economizando o tempo do cliente. Embora o conceito seja amplo e existam escritórios especializados para esse tipo de atendimento, esse gerenciamento se estende tacitamente pela gestão patrimonial e financeira. Ao passo que, o estilo de vida do indivíduo afeta o núcleo dessa gestão.

Os ciclos de vida

Nos estudos sobre planejamento financeiro são consideradas hipóteses de ciclos de vida, classificando os indivíduos, em geral, em momentos da vida. Que evoluem da fundação, passando pela acumulação e manutenção, e chegando na distribuição patrimonial.

O economista italiano Franco Modigliani, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1985, deixou várias contribuições sobre esse tema, relacionado aos ciclos de vida. Em seus estudos ele afirma que pessoas possuem 40 anos de vida produtiva. Além disso, o consumo 20% abaixo da renda, ao longo desses anos, permitiria manter o padrão por pelo menos mais 15 anos, depois da aposentadoria.

A realidade é que facilmente estabelecemos um padrão de consumo e somos atraídos e estimulados a ampliá-lo. Dessa forma, com avanços tecnológicos nas áreas de saúde e bem-estar, estímulos econômicos para consumo, ofertas de viagens, experiências gastronômicas, aparelhos tecnológicos que surgem para agregar valor as nossas agitadas rotinas, fica difícil não ser “atingido” por alguma proposta que sempre vai parecer única e irrecusável, ou que, de fato, será agregadora.

Deste modo, a constante elevação do padrão de consumo, como mencionamos, aumento da expectativa de vida global, somada a fatores inflacionários e tributários, traz sérios desafios a proposta de Modigliani. Logo, obrigando o indivíduo a uma gestão eficiente, não apenas do seu patrimônio conquistado, mas do seu estilo de vida ao longo dos ciclos financeiros. Consciente ou não desses desafios, não haverá atalhos para esses caminhos, a saída sempre será a execução deste gerenciamento.

Gestão personalizada de patrimônio

Portanto, busca de parceiros e profissionais qualificados para esse tipo de gestão cresce de forma acentuada a cada ano. Neste cenário, destacam-se as propostas mais completas de geração de valor para a vida do indivíduo ou da família, organizações que atendam as mais diferentes questões da gestão patrimonial e de lifestyle único de cada cliente: os serviços de um Multi-Family Office.

Hoje no SOMMA Multi-Family Office, oferecemos as melhores soluções e o mais eficiente atendimento as diferentes demandas familiares ou individuais, fruto da gestão patrimonial personalizada a cada família. Seus sonhos, sua vida, sua história. Não se trata apenas de um plano orquestrado, aqui executamos a estratégia aprovada com o cliente, com soluções que vão desde a gestão financeira diária, até planejamento sucessório, tributário, imobiliário e de gestão de ativos financeiros.

Gostou desse conteúdo? Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre Somma Multi-Family Office, clicando no banner abaixo. 

Banner SOMMA Multi Family Office

 

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?