Quem seria o campeão da Copa do Mundo se o critério fosse a inflação?

01/12/2022

Quem seria o campeão da Copa do Mundo se o critério fosse a inflação?

Estamos em clima de copa do mundo e, para a alegria dos brasileiros, o Brasil é considerado um dos favoritos na disputa. No entanto, as possibilidades são amplas, uma vez que países como Espanha, Portugal e França, atual campeã do mundo, também estão com ótimas seleções.

Mas e se a Copa do Mundo fosse disputada no campo da economia, quem levaria a melhor? Nosso time de economistas fez algumas simulações para descobrir quem seria o campeão no controle da inflação, mesmo diante de um cenário mundial de pressões inflacionárias. Continue lendo para conferir a análise completa.

A Copa do Mundo no campo da economia

Em nossas simulações, consideramos apenas os países participantes da Copa do Mundo FIFA 2022. Para chegar ao resultado, seguimos o mesmo chaveamento usado no campeonato.

A vitória em cada grupo – 1º e 2º lugar – é determinada pela menor taxa de inflação acumulada em 12 meses. Em seguida, o 1º e o 2º lugar passam para o confronto direto, ou seja, para a fase de “mata-mata”.

Para o embate, utilizamos a inflação acumulada em 12 meses em cada país até o mês de outubro, exceto para o Catar, cujo dado mais atualizado era de setembro de 2022, e para o Irã, cujo dado mais atualizado era de agosto de 2022. Em caso de empate em qualquer fase – ou seja, países com a mesma inflação acumulada em 12 meses –, o critério de desempate estabelecido foi a inflação em outubro de 2022, ou seja, o país com a menor inflação mensal neste mês foi considerado o vencedor.

Inflação 12 meses

Dados Inflação 12 meses

* dados até outubro/22, exceto catar que dado mais atualizado é setembro/22 e irã que dado mais atualizado é agosto/22.

Percebe-se que, das seleções favoritas, a Holanda, a Alemanha e a Bélgica já não se classificariam para a segunda fase. Já Espanha, França, Brasil e Uruguai avançariam para o “mata-mata”. Em relação à fase de confronto direto, vemos que as quartas de finais da “Copa da Inflação” seriam:

  • Equador X Arábia Saudita 
  • Japão x Suíça
  • Catar X França
  • Espanha X Coréia do Sul

As semifinais, neste cenário, seriam Arábia Saudita X Suíça e Catar X Coréia do Sul. Já a final se daria entre Coréia do Sul e Suíça.

Quem seria o grande vencedor da Copa da Inflação?

Em nossa simulação da Copa da Inflação, a Suíça sairia vitoriosa, uma vez que, mesmo em um cenário de inflação mundial, foi o país que conseguiu o melhor desempenho, mantendo a inflação controlada ao redor de 3,0%.

Ganhador Inflação mais baixa em 12 meses

Na semifinal entre Arábia Saudita e Suíça, os dois países apresentaram um empate: inflação acumulada em 12 meses de 3,0%. Assim, conforme detalhado anteriormente, a seleção vencedora foi aquela que apresentou menor inflação no mês de outubro de 2022. A Arábia Saudita apresentou inflação de 0,2% e a Suíça de 0,1%, fazendo dela o país vencedor.

Evidentemente, esta simulação é uma brincadeira que procura relacionar a taxa da inflação, um dado econômico, com a disputa que é o grande assunto do momento. O resultado, portanto, não indica nenhuma previsão para a Copa do Mundo FIFA.

Gostou do conteúdo? Então nos siga para ficar ligado em mais conteúdos como este!

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?