Investimentos indicados para perfil moderado de investidor

09/09/2021

Investimentos indicados para perfil moderado de investidor

perfil moderado de investidor olhando gráficos

Antes de falarmos sobre os investimentos para perfil moderado de investidor é importante entender que não se pode fazer qualquer aplicação financeira sem que se compreenda qual é o seu perfil de investidor. Você é um investidor conservador, moderado ou agressivo? 

Os investidores com perfil moderado aceitam correr alguns riscos e, em troca, estão abertos a oportunidades de investimentos que podem proporcionar melhores rentabilidades.

Sobre o tema geral investimentos, convidamos você a conhecer o nosso e-book Fundos de investimento de A a Z. Uma leitura essencial para aprimorar seu conhecimento. 

ebook fundos de investimento de A a Z SOMMA investimentos

Imagino que você deva estar interessado em ler agora quais são as nossas indicações específicas sobre o tema do artigo. Nesse conteúdo, destacaremos algumas aplicações financeiras recomendadas. Boa leitura!

Perfil moderado de investidor: dicas SOMMA Investimentos para sua carteira

Não existe claramente uma forma exata de ativos ideais para um perfil moderado de investidor. Em linhas gerais, os investimentos destinados a esse perfil podem apresentar rentabilidades maiores em relação aos ativos conservadores. Por outro lado, eles são mais arriscados em relação aos investimentos destinados ao perfil conservador, ou seja, há maior oscilações no preço dos ativos, podendo resultar em perda de dinheiro caso o investidor resgate em momentos de baixa do mercado.

Vale destacar também que os ativos não são necessariamente segmentados por perfil ou carteira. Dessa forma, o que interessa no final é como cada ativo ou classe de ativos irá ser composta dentro da carteira como um todo. No caso do perfil moderado, há uma busca por retornos maiores que os da carteira Conservadora, porém tomando, ainda sim, um risco menor que o da carteira Arrojada, estabelecendo-se no meio termo entre os perfis.

Na sequência deste artigo, veremos algumas indicações de investimentos que o ajudarão a escolher as melhores aplicações financeiras destinadas ao perfil moderado de investidor.

Visualização de gráficosFoto: banco imagens Canva

FIDCs

Referem-se a produtos que têm baixa volatilidade mas, ao mesmo tempo, conseguem entregar um bom retorno em termos de percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). E, com a taxa Selic aumentando, esse percentual do CDI vai, nominalmente, representar um montante maior. 

Dessa forma, essa classe de ativos tende a continuar performando bem nos próximos meses, além de diminuir a variação do seu portfólio dado que possui baixa volatilidade. Importante ressaltar aqui dois pontos: essa classe de ativos é exclusiva para investidores qualificados (tem que ter mais de 1 milhão investido) e possui risco alto de crédito, ou seja, de conseguirem pagar o investimento. Dessa forma, é muito importante conhecer o gestor dos fundos escolhidos para reduzir esse risco e aproveitar os benefícios do ativo.

Investimentos no exterior combinado com alocação em Bolsa Brasil

Trata-se de uma das melhores dicas de aplicações financeiras, indicadas para as pessoas com perfil moderado de investidor. Isso porque essa estratégia proporciona a diversificação da carteira de investimentos, reduz o risco do seu portfólio como um todo e você ainda terá a chance de encontrar ótimas oportunidades de investimentos, pois torna-se possível investir o seu patrimônio em diferentes mercados em diversas partes do mundo. Com isso, aumentam as chances de conseguir ótimas rentabilidades!

Além disso, há os fundos internacionais da gestora Open Vista, uma empresa do grupo SOMMA. Entre os principais ativos estão:

  • Open Vista Ciências Médicas FIA IE;
  • Open Vista Tecnologia Global FIA IE;
  • Open Vista Patrimônio Global.

Cédulas de dinheiroFoto: banco imagens Canva

NTN-Bs 

São títulos públicos destinados para a cobertura de déficits orçamentários e visando operações de crédito por meio da antecipação da receita. Os juros e a rentabilidade desse ativo estão vinculados à inflação, ou seja, à oscilação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado à inflação oficial do país) somada aos juros estipulados no momento da aquisição do ativo.

Nessa aplicação financeira, os investidores adquirem e podem ficar com o título até a data de vencimento. Trata-se de uma opção vantajosa e relativamente segura, pois não há o risco de a pessoa ser surpreendida com uma remuneração inesperada.

Entretanto, é importante lembrar que, caso o investidor venda seus títulos antes do vencimento, ele estará sujeito ao preço de mercado, podendo ser surpreendido positiva ou negativamente. 

Então, caso você queira adicionar esse ativo no portfólio, é importante entender os riscos de mercado do título e definir se vai segurar até o vencimento ou existe a possibilidade de resgatar antecipadamente.

Nossos fundos recomendados para perfil moderado de investidor

Possuímos diversos fundos de investimentos indicados ao perfil moderado de investidor e também a outros perfis. Nossos principais fundos são:

  • SOMMA Torino FI Renda Fixa CP;
  • SOMMA ANS;
  • SOMMA Institucional FIM;
  • SOMMA Polaris FIC FIM;
  • SOMMA Selection FIC FIA;
  • SOMMA Fundamental FIA.

Como foi possível perceber, existem diversas aplicações financeiras destinadas ao perfil moderado de investidor. O conhecimento desses investimentos é fundamental, pois vai te ajudar a escolher os investimentos de forma assertiva e segura. Desse modo, será possível beneficiar-se ao máximo com esses ativos e, consequentemente, construir um futuro sólido, seguro e tranquilo com toda a sua família!

Gostou deste conteúdo? Venha saber mais sobre nossos fundos de investimento. Fale com um dos nossos especialistas clicando no banner abaixo.

perfil moderado de investidor

Assuntos relacionados