O investimento internacional como estratégia para acumular patrimônio em moeda forte

16/08/2021

O investimento internacional como estratégia para acumular patrimônio em moeda forte

investimento internacional SOMMA Investimentos

O investimento internacional faz referência às aplicações financeiras que são disponibilizadas em outros países. 

Pelo fato de não ser um assunto tão difundido, esses investimentos ainda não são uma realidade na vida de muitos investidores. No entanto, investir fora do país é uma estratégia interessante quando se pensa na composição da carteira em longo prazo.

Antes de seguir na leitura deste artigo, gostaríamos de compartilhar com você, um material para agregar conhecimento ao seu dia a dia. Estamos falando do e-book Fundos de Investimento de A a Z. Acesse o banner abaixo e faça download gratuitamente.

ebook fundos de investimento de A a Z SOMMA investimentos

Dada a relevância do tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente porquê você deve fazer um investimento internacional e forneceremos dicas que o auxiliarão a fazer ótimas escolhas para sua carteira de aplicações financeiras. Vamos lá?

Por que fazer um investimento internacional?

Por diferentes razões, fazer um investimento internacional é uma ótima estratégia para a sua carteira de aplicações financeiras.

cédulas de dinheiro estrangeiro investimento internacional

Foto: Banco de imagens Canva

Primeiramente, o mercado lá fora é maior que o do Brasil e apresenta mais oportunidades. O mercado de ciências médicas e tecnologia no exterior, por exemplo, é três vezes maior do que o mesmo mercado na bolsa de valores brasileira. Isso gera um volume maior de negociações e oportunidades ao seu alcance, podendo resultar em investimentos lucrativos.

Além deste ponto, existem outros aspectos positivos. Na sequência deste artigo destacamos os principais motivos pelos quais você deve investir parte do seu patrimônio em aplicações financeiras estrangeiras.

➥ Maior diversidade de ativos disponíveis

O primeiro aspecto positivo de fazer investimentos internacionais é que há uma maior diversidade de ativos disponíveis. Isso porque, você terá acesso a aplicações financeiras de diferentes países e também diferentes mercados. 

investidor no computador fundos de investimentos aplicações internacionais

Foto: Banco de imagens Canva

➥ Volume de negociações amplo

Outro aspecto positivo proporcionado pelos investimentos estrangeiros é o amplo volume de negociações. Essa questão acontece porque mais pessoas, de diferentes partes do mundo, tendem a estar interessadas em adquirir os ativos. Com isso, esses investimentos serão mais valorizados e você terá grandes chances de obter ótimos lucros com o ativo.

➥ Maior liquidez nos investimentos

O investimento internacional também é capaz de gerar mais liquidez. Essa questão acontece porque há uma ampla gama de ativos para você diversificar, que apresentam características diferentes em relação à segurança, liquidez e rentabilidade.

Vale lembrar que é importante ler e entender com cuidado a política de Investimentos de cada um deles e respeitar o seu perfil de investidor, para que possa fazer sua escolha de maneira assertiva.

➥ Mais estabilidade econômica

Outro aspecto positivo do investimento internacional faz referência a estabilidade econômica. 

gráfico de investimentos SOMMA Investimentos investimento internacional

Foto: Banco de imagens Canva

Ao fazer aportes em diferentes países, torna-se possível obter ativos de economias estáveis e confiáveis, como é o caso dos países desenvolvidos, como as nações europeias e os Estados Unidos.

Essa característica é capaz de assegurar mais segurança no momento de fazer aplicações financeiras, pois eles estão menos propensos a sofrerem fortes desvalorizações devido a estabilidade da economia local.

➥ Ciclos econômicos distintos entre países

Nem toda a crise econômica atinge todos os países, com exceção de fenômenos pandêmicos. Em algumas situações, por exemplo, o momento de dificuldade na economia brasileira pode não impactar diretamente no desempenho da economia dos Estados Unidos ou mesmo do Reino Unido, por exemplo.

Essa questão acontece porque os países apresentam ciclos econômicos diferentes. Há alguns que vivem de commodities, como é o caso de muitos países da América Latina, outros com forte industrialização (inclusive aderindo a era da Indústria 4.0), etc.

Em um cenário de características econômicas, locais e mercados diferenciados, é natural que uma crise em um local nem sempre afete outra região. 

Por isso podemos dizer que o investimento internacional é uma excelente estratégia. Caso ocorra uma crise aqui no Brasil (que não seja de impacto mundial, é claro), você estará com seus ativos em outro mercado, mitigando assim os erros ou até mesmo anulando possíveis prejuízos.

Investimento internacional inteligente e acessível

O Grupo SOMMA fez a aquisição de participação societária na Open Vista Investimentos. Fizemos isso porque temos o objetivo de ampliar o horizonte de oportunidades do investidor brasileiro, com foco em aproximar o investidor nacional de oportunidades globais, oferecendo fundos para investir no exterior com rentabilidade, segurança e em moedas fortes.

Dentre alguns dos fundos disponíveis estão:

  • Open Vista Ciências Médicas FIA IE: realiza investimentos internacionais em ações de empresas do setor de medicina e saúde. Este fundo mantém exposição a líderes globais do setor como Pfizer, Novartis, Sanofi, Johnson & Johnson e AstraZeneca.
  • Open Vista Tecnologia Global FIA IE: realiza investimentos em ações de empresas do setor de tecnologia. Este fundo investe em líderes mundiais como Apple, Amazon, Alibaba, Tencent, Google, Netflix e Tesla. A carteira do fundo também seleciona empresas inovadoras e disruptivas que atuam com Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Internet das Coisas e Veículos Autônomos, dentre outras.
  • Open Vista Patrimônio Global FIM IE: tem como objetivo oferecer rentabilidade em moeda forte com diversificação de investimentos em diversos países, moedas e classes de ativos. A carteira de investimentos deste fundo é composta de ativos internacionais que podem incluir ações, títulos de governos de países desenvolvidos, títulos de emissores privados, metais preciosos, commodities agrícolas e outros ativos. O Fundo mantém exposições em Dólares, Euro, Libra Esterlina, Iene Japonês e outras moedas.

O investimento internacional é uma das melhores estratégias e poderá ajudar sua família a acumular patrimônio em moeda forte, de uma maneira segura e eficiente.

Somos a maior Asset independente do Sul do País. Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre estes e os demais fundos de investimentos que temos disponíveis.

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?