3 dicas essenciais para um bom planejamento patrimonial familiar

13/05/2021

3 dicas essenciais para um bom planejamento patrimonial familiar

planejamento patrimonial familiar SOMMA Investimentos

Gerenciar o patrimônio da sua família é muito mais do que simplesmente olhar para a gestão dos bens individualmente. Trata-se de um processo muito mais complexo, que envolve todo um planejamento patrimonial familiar prévio, antes de qualquer tomada de decisão.

Entre o planejamento e a execução de um plano para levantar tudo o que você possui de patrimônio e de que forma pode valorizar ainda mais esses bens, existem diversos detalhes que não podem ser ignorados. É o caso, por exemplo, de conferir ou regularizar a documentação de imóveis que a família possui, contratos, investimentos, entre outros. Nada pode passar nesse levantamento, nem mesmo taxas, impostos e outros custos mensais que você tenha, ligado ao seu patrimônio. 

Tudo isso, além de ser uma tarefa minuciosa e burocrática, erros ao longo desse processo, podem se converter em custos altos ou multas. Esse nível de detalhamento torna a tarefa extremamente desgastante para uma família realizar individualmente. Ainda mais hoje, que você pode contar com um profissional especializado para enfrentar esse desafio.

Quer entender melhor a importância desse processo de planejamento patrimonial familiar? Então este artigo foi feito para você. Nele, vamos compartilhar os devidos conhecimentos para que você possa atingir esse objetivo. Mas antes, que tal acessar nosso simulador para gestão de patrimônio e verificar as prioridades indicadas para gerir seus ativos líquidos ou imobiliários?

simulador para gestão de patrimônio SOMMA investimentos

Pronto! Agora que você já acessou nosso simulador, convido a continuar a leitura deste artigo e conferir as nossas dicas essenciais.

3 dicas essenciais para um bom planejamento patrimonial familiar

Agora, imaginamos que você já tenha compreendido a importância de organizar seu planejamento patrimonial familiar. Contudo, como garantir que ele seja bem executado?

Nessa hora, algumas dicas são essenciais, para garantir que tudo saia conforme o planejado e que alcance bons resultados.

Organização é a palavra-chave

Como tudo que envolve um processo, você precisará contar com organização para gerar um bom planejamento patrimonial familiar. Afinal, são inúmeros os documentos que devem ser monitorados para o levantamento de todo o patrimônio da sua família, seja ele constituído por ativos líquidos e/ou imobiliários.

planejamento patrimonial familiar

Foto de Kindel Media no Pexels

Ao longo dessa etapa, alguns desafios devem surgir. Será que todos eles estão regularizados? Será que é necessário atualizá-los? Quais são os custos inerentes à essa etapa? Tudo isso envolve muita burocracia, porém, é de extrema importância que seja bem feita, bem como exige que se tenha capacidade de organização.

E tem mais! Erros neste momento inicial custam caro. Você pode ter que lidar com taxas, multas e impostos, que não estavam nos seus cálculos. Ou pode deixar passar despercebido algo que não tenha sido levado em conta no levantamento. O ideal é, sem dúvidas, contar com o suporte de profissionais especializados.

Alinhamento de objetivos é fundamental

Outro ponto muito importante é o alinhamento dos objetivos da família. Quantas vezes não encontramos familiares ou amigos, que investiram uma parte do seu patrimônio com base em algo que ouviram dizer que estava dando certo? Ou mesmo casos em que o patriarca de uma família veio a falecer e não havia um planejamento feito em relação à destinação dos bens daquela família. Muitas vezes, chega também ao nosso conhecimento, a quantidade de bens que uma família precisou se desfazer para arcar com as custas de processos de inventário, pagamento de profissionais, taxas e impostos. 

avô e avó com sua neta família sucessão de bens

Imagem by Pexels e Pixabay

Você acredita que algumas dessas situações relatadas acima, seriam justas de acontecer com a sua família? Justo com você, que tanto se dedicou para que seu patrimônio alcançasse o patamar que está hoje. E por isso, o planejamento patrimonial familiar deve ser feito alinhado aos objetivos que você almeja para o futuro da sua família, e é claro, de acordo com as expectativas de todos.

Existem famílias que desejam proteger ou blindar o patrimônio construído, enquanto outras preferem focar na valorização e na multiplicação do seu patrimônio. Não há certo ou errado, o que existe é o objetivo da família. Fator que deve ser levado em consideração, pois existem inúmeras estratégias para trabalhar os seus bens, mas é fundamental entender o propósito com cada tomada de decisão.

Mais uma vez, ressaltamos a importância de contar com especialistas, que podem compreender os objetivos financeiros pretendidos e transformar em um planejamento patrimonial familiar estratégico, que converse com as expectativas da família. 

Indispensável contar com profissionais especializados

Por fim, todo processo de planejamento patrimonial familiar acaba se tornando muito abrangente para se fazer sozinho. Dessa forma, nossa dica de ouro, é que você possa contar com uma equipe especializada, que atenda todas as pontas que esse processo demanda.

planejamento sucessório SOMMA Investimentos

Foto de Sora Shimazaki no Pexels

Algumas das etapas são: mapeamento de todo o patrimônio, análise aprofundada de todos os bens, consulta da situação fiscal e imobiliária, atualização de cadastros nos devidos órgãos e instituições relacionadas à esses bens, criação de um planejamento, definição de um plano de ação alinhado aos objetivos da família, implementação e monitoramento deste plano de ação, bem como apresentação de relatórios de acompanhamento do desempenho das estratégias selecionadas.

Vale lembrar que, em cada uma dessas etapas, é indispensável que se tenha um profissional da área, que conheça o mercado, que estude as estratégias e que execute o plano de ação com êxito. Se você optar por fazer tudo isso sozinho, com certeza terá custos altos com a contratação de diversos profissionais e ainda terá que gerenciar a comunicação entre eles.

Com o suporte adequado fica muito mais fácil controlar documentos, mantê-los regularizados, criar uma estratégia adequada para a sua família e monitorar o desempenho dessas escolhas!

SOMMA Investimentos

Para nós, do grupo SOMMA, seu patrimônio tem ainda mais valor! Afinal, você se dedicou para conquistá-lo a vida toda. Está atrelado a sonhos que você tornou realidade, a expectativas que você idealizou, diz respeito ao futuro da sua família. 

Conte conosco para fazer a gestão exclusiva e eficiente do seu patrimônio. Nosso processo de gestão é baseado no tripé proteção, perpetuação e multiplicação, buscando atender todas as suas necessidades e alinhados aos seus objetivos. Tudo para proporcionar mais segurança, tranquilidade e tempo de qualidade para estar com aqueles que você mais ama, a sua família.

Planejamento patrimonial familiar exclusivo e eficiente

Nós podemos ajudar a executar cada uma das etapas por meio do nosso produto exclusivo: o SOMMA Multi-Family Office. Não se trata apenas da entrega dos serviços pontuais, mas de uma solução completa para o seu patrimônio, visando a perenidade dele!

E qual é o momento ideal para começar a contar com a nossa ajuda? Agora mesmo! Não espere a necessidade surgir, para então se preocupar em fazer um planejamento patrimonial familiar. Aliás, nem é o recomendado, pois aumentam as incertezas e os custos com esse processo. 

Portanto, essa é a sua melhor oportunidade para mapear seu patrimônio, resolver eventuais pendências, planejar a alocação dos seus recursos com eficiência e de acordo com as melhores estratégias do mercado. Para nós, seu patrimônio e o futuro da sua família importam!

Entenda como funciona a atuação SOMMA Multi-Family Office na gestão e planejamento patrimonial.

SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?