A importância da educação financeira para o legado da sua família

27/09/2021

A importância da educação financeira para o legado da sua família

Foto vidro com dinheiro e uma árvore crescendo dentro demonstrando a importância da educação financeira

Trata-se de um tema abrangente, que vai além de economizar ou mesmo fazer o corte de despesas desnecessárias. Esse conceito faz referência ao processo em que as pessoas têm a oportunidade de melhorar o entendimento sobre dinheiro e investimentos, que estão diretamente ligados com a questão da importância da educação financeira.

Nesse contexto, pessoas que possuem mais acesso à informação, orientação e formação, são aquelas que poderão escolher melhor suas aplicações financeiras, gerenciar seu patrimônio e administrar o dinheiro da maneira mais adequada.

Com isso, aumenta o conhecimento em relação às oportunidades e os riscos relacionados a cada uma dessas escolhas, bem como a todas as atividades que fazem parte da gama de cuidados que toda família deve ter com aquilo que já conquistou, seja para  multiplicar ou para a perenidade do patrimônio. 

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo abordaremos a importância da educação financeira na preservação do seu patrimônio.

Conheça também o nosso e-book especial feito em parceria com uma gigante do mercado imobiliário de Santa Catarina, a DIMAS Construções. Em “Como aumentar o patrimônio investindo em imóveis”, você encontrará um verdadeiro guia para famílias investidoras. Boa leitura!

Banner ebook gratuito de como aumentar o patrimônio investindo em imóveis

Agora, que tal seguir a leitura?

Importância da educação financeira

Por meio dessa prática, você conseguirá fazer melhores escolhas com o dinheiro e também será capaz de escolher os melhores investimentos. Além disso, você poderá alcançar a estabilidade financeira da sua família, com a contribuição deles, desde que todos tenham comprometimento e organização.

Colocar as despesas no papel, registrar as sobras e fazer o planejamento de riscos são etapas muito importantes para você ter mais tranquilidade e controle das finanças da família. 

Na sequência, entenda mais sobre a importância da educação financeira, ponto a ponto.

Planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar é uma das questões mais importantes relacionadas à educação financeira. Isso porque, planejar proporciona benefícios a curto e longo prazo.

Somada a esta questão, o planejamento financeiro familiar torna possível ter um controle mais efetivo em relação às despesas e vai te ajudar a alcançar os objetivos de maneira eficiente. Com isso, torna-se possível realizar os seus grandes sonhos com a sua família, sem comprometer as finanças. Tudo isso proporciona um maior aproveitamento dos recursos financeiros. 

Cultura da educação financeira infantil

A educação financeira é um hábito que deve ser desenvolvido desde a infância para que possa ficar internalizado na formação do indivíduo. Desde os primeiros anos de vida, a pessoa vai aprender a tomar melhores decisões com o dinheiro.

Foto de uma pessoa regando medas com um regador vermelho, crescendo até chegar num cofrinho em forma de porco rosaFoto: banco imagens Canva

Por esse motivo, podemos dizer que esse tema é uma ótima prática já no ensino fundamental, pois vai ajudar a nortear os princípios que vão presidir as escolhas financeiras.

Planejamento do futuro

Outro ponto que demonstra a importância da educação financeira é a questão do planejamento do futuro. Essa prática juntamente com o hábito de valorizar o patrimônio são fundamentais para o preparo das próximas gerações.

Isso porque, a educação financeira ajuda as famílias a planejarem melhor o futuro e alcançarem seus objetivos. Elas saberão estipular as prioridades e aproveitar os recursos para favorecer a realização dos sonhos. Pode envolver, por exemplo, uma viagem internacional, intercâmbio, estudos no exterior, aquisição da casa própria, etc.

Preservação e multiplicação do patrimônio

A preservação e a multiplicação do patrimônio são o foco principal abordado na educação financeira.

As práticas de manutenção e crescimento patrimonial evitam que a família perca ou tenha o patrimônio desvalorizado com o passar do tempo. Além disso, contribui para que todos os bens possam ser bem geridos, com as despesas devidamente controladas.

Foto gráfico que demonstra um crescimento nos investimentosFoto: banco imagens Canva

A melhor estratégia para a preservação e manutenção do patrimônio é por meio da escolha de investimentos inteligentes. Através dessa prática, evita-se que o seu patrimônio perca valor devido aos efeitos inflacionários e ainda possibilita a multiplicação patrimonial da sua família, pois as aplicações financeiras podem proporcionar ótimos lucros aos investidores.

Sobre esse tópico é muito importante mencionar que a preservação e multiplicação do patrimônio devem ser feitos de maneira cuidadosa, pois isso vai garantir a segurança e tranquilidade da sua família após cada geração.

Gestão exclusiva e eficiente do seu patrimônio

Administrar o patrimônio de toda a família pode não ser uma tarefa fácil, pois é necessário levar diversas questões em consideração para assegurar mais segurança e um crescimento   patrimonial sustentável.

Por esses motivos, milhares de famílias brasileiras e em todo mundo contratam serviços de um Multi-Family Office, que também é oferecido por nós, aqui na SOMMA Investimentos.

Foto escritório SOMMA Investimentos

Agora, você deve estar se perguntando: como funciona esse serviço? Não há muitos segredos sobre o tema. O Family Office cuida da gestão patrimonial de uma família, com o objetivo de assegurar a preservação e o crescimento dos bens, de uma maneira profissional, íntegra, transparente e eficiente.

Proteção, perpetuação e multiplicação em primeiro lugar

Sabemos da importância da educação financeira, pois essa prática ajuda a proteger, manter e multiplicar o seu patrimônio. O SOMMA Multi-Family Office está alinhado com este contexto, pois ajuda a gerenciar o seu patrimônio, a ter o controle das contas e fazer investimentos assertivos. 

Ter uma educação financeira bem estruturada é fundamental para a construção de um futuro tranquilo e próspero. 

Gostou desse conteúdo? Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre Somma Multi-Family Office, clicando no banner abaixo. 

Banner de contato para SOMMA Multi-Family Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?