As vantagens de investir em fundos multimercados

10/09/2020

As vantagens de investir em fundos multimercados

investir em fundos multimercados

No conteúdo “Fundos multimercados: o que são e como funcionam?” explicamos, entre outros tópicos, o que são esses fundos, quais as suas características e quais os seus custos. Hoje, falaremos sobre as vantagens de aplicar nessa categoria de investimentos e apresentaremos o fundo multimercados da casa, SOMMA Polaris FIC FIM.

 

Vantagens de investir em fundos multimercados

Conforme mencionado, umas das principais vantagens dos fundos multimercados é a sua versatilidade.

Diferentemente de outros tipos de fundos – como os de renda fixa e de ações – eles não estão sujeitos a limites mínimos de investimento em determinados tipos de ativos. Isso garante mais liberdade ao gestor profissional, fazendo com ele possa adotar estratégias mais avançadas na alocação de recursos.

Além disso, uma das maiores vantagens desses fundos é que o investidor deixa um gestor profissional decidir como investir. Apostar em juros ou moedas, por exemplo, não são estratégias fáceis de se implementar para um investidor pessoa física, mas através dos fundos multimercados ele pode se expor a elas.

Outro ponto importante é que com a maior versatilidade e maior liberdade que o gestor possui, é mais fácil capturar oportunidades no mercado. Com isso, esses fundos geralmente apresentam um retorno potencial maior dos que os fundos de renda fixa, por exemplo. Entretanto, é importante se atentar ao risco e à volatilidade, pois conforme maior o retorno potencial, geralmente maior o risco envolvendo o investimento.

Por fim, os fundos multimercados também são importantes quando falamos de diversificação – importante para minimizar o risco da carteira de investimentos.  Ao investir em fundos multimercado você consegue se expor a ações, renda fixa, juros e moedas.

 

Conheça o fundo de investimento SOMMA

Agora que você já conhece as vantagens de investir em fundos multimercados, que tal conhecer o fundo da casa, SOMMA Polaris FIC FIM? O nosso fundo é destinado a investidores em geral, e tem por objetivo superar o CDI no longo prazo investindo, principalmente, em cotas do SOMMA Master Polaris Fundo de Investimento Multimercado. O SOMMA Master Polaris, por sua vez, investe em ativos e derivativos no mercado de valores mobiliários brasileiro e internacional.

banner rodapé somma investimentos

Por ser um fundo multimercado, ele não está sujeito a limites mínimos de investimentos em determinadas classes de ativos, e pode buscar oportunidades nos mercados de ações, juros, câmbio, índices de preços e derivativos referenciados em vários fatores de risco.

Sobre seus custos, é cobrada uma taxa de administração de 2,00% e a taxa de performance é de 20% do que exceder o CDI. A tributação é realizada na fonte sobre o rendimento auferido no período, conforme pode ser observado no post anterior. Por fim, o valor mínimo para a aplicação é R$ 5.000,00 sendo esse o valor mínimo de permanência no fundo.

Também é importante notar que o prazo de resgate do fundo é D+15. Assim, você pode solicitar resgate a qualquer momento, mas o valor só estará disponível na sua conta depois de 15 dias realizada a sua solicitação.

Atualmente, a carteira do fundo está bem pulverizada, com posições em renda variável, juros e moedas. Conforme pode-se perceber, é uma ótima opção para investidores que buscam diversificação, uma estratégia de longo prazo, e que estão dispostos a buscar maiores retornos auferindo um pouco mais de risco. Apesar de apresentarem retornos maiores do que os fundos de renda fixa, por exemplo, eles também apresentam maior volatilidade.

Se você ficou interessado não deixe de acessar a nossa página para conferir mais detalhes do fundo – rentabilidade, regulamento, relatório mensal de investimentos.

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?