As tendências de investimentos que merecem a sua atenção em 2023

29/12/2022

As tendências de investimentos que merecem a sua atenção em 2023

Quem já tem o costume de investir sabe da importância de estar atento às tendências do mercado e da economia. Afinal, para que seu patrimônio seja preservado e cresça a partir dos investimentos é essencial fazer previsões de curto, médio e longo prazo.

Sabendo disso, organizamos para você de forma resumida quais as tendências de investimentos que mais merecem a sua atenção para o ano de 2023. Continue lendo, confira o que nossos especialistas destacaram sobre cada tendência e prepare-se para um ano de muito rendimento!

Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIC de FIDCs)

Estes fundos podem fazer bastante sentido para 2023! E não é difícil entender o porquê. Normalmente, FICs são indexados ao CDI e apresentam baixa volatilidade, entregando retornos entre CDI + 3% a 5% ao ano. Dessa maneira, com a expectativa de manutenção do patamar do CDI atual, esses produtos irão entregar retornos excelentes.

Entretanto, é essencial ter atenção a dois riscos: liquidez e crédito. Nesse sentido, deve-se tomar cuidado com a capacidade de pagamento de resgates do fundo, uma vez que, caso muitos cotistas queiram resgatar seus investimentos, o fundo pode acabar utilizando algum instrumento de trava e não pagar a todos, impedindo que os cotistas saiam do produto.

O risco de crédito, por sua vez, diz respeito ao não pagamento das operações que estruturam o fundo, ou seja, os direitos creditórios. Nesse sentido, caso haja um inadimplemento grande, o fundo irá refletir isso na cota, impactando negativamente o retorno total.

Dando a devida atenção a estes dois riscos, vale a pena conferir oportunidades de investimento neste tipo de fundo.

LCAs/LCIs, CRAs, CRIs e Debêntures Incentivadas

Sabe o que estes ativos têm em comum? Eles contam com isenção de imposto de renda. Dessa maneira, costumam ser mais atrativos que os outros ativos disponibilizados nas plataformas. Nesse sentido, com o CDI alto e taxas pré-fixadas também elevadas, estas oportunidades de investimento tendem a entregar ótimos retornos em 2023.

Além disso, atualmente, diversos emissores com excelente qualidade de crédito estão distribuindo ativos com taxas acima de 12% a.a. pré-fixadas ou baseadas no IPCA + 6,50%. Há, ainda, as LCAs/LCIs/LIGs de grandes bancos pagando acima de 95% do CDI, isento de IR e com carência de três meses. Nesses casos, você fica com um investimento líquido após três meses e aproveitando a SELIC alta.

Fundos de Debêntures Incentivadas negociados em bolsa

Outra tendência são os fundos que possuem debêntures incentivadas em suas carteiras e, portanto, são isentos do ganho de capital e dos rendimentos distribuídos. Nesse sentido, esse tipo de fundo costuma ter dívida de excelentes empresas encarteiradas com taxas acima de IPCA + 7,50% a.a.

Dessa forma, como o fundo é negociado em bolsa, caso seja vendido abaixo do seu Valor Patrimonial, o carrego fica ainda maior, podendo chegar a IPCA + 9% a.a. em momentos de maior estresse. Para 2023, são ótimas apostas.

Você já traçou suas metas de investimentos para 2023? A gestão de investimentos é um dos pilares de atuação do SOMMA Multi-Family Office. A partir de um preciso diagnóstico, apresentamos um portfólio de investimentos altamente personalizado, construído de forma imparcial e independente. Nosso objetivo é multiplicar o patrimônio das famílias para a sua perpetuação ao longo das gerações a partir de uma operação transparente e eficiente.

É assim que oferecemos a melhor experiência possível em investimentos às famílias atendidas! Que tal conhecer mais sobre nossos produtos? Acesse o site para encontrar o serviço ideal para a sua necessidade ou ampliar o seu atendimento com nossos especialistas.

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?