Quanto custa um family office no Brasil? A resposta depende de muitos fatores. Entenda!

25/10/2021

Quanto custa um family office no Brasil? A resposta depende de muitos fatores. Entenda!

Foto de família feliz com filhos, pais e avós felizes sentados

O planejamento futuro familiar é fundamental para assegurar segurança e tranquilidade às famílias. Além disso, torna-se possível garantir um futuro próspero para os seus filhos e as próximas gerações. Nesse contexto, antes de pesquisar quanto custa um family office, é importante ter alguns aspectos claros, por exemplo, por quanto tempo você deseja garantir a segurança financeira? Qual é a estrutura da sua família?

Uma das maneiras de melhorar sua segurança financeira é aumentando o seu patrimônio. Por esse motivo, preparamos um e-book, com dicas de como investir em imóveis, para fornecer um conteúdo de grande valor para você. Confira!

Banner para ebook Como Aumentar Patrimônio investindo em imóveis

Na sequência, vamos explorar sobre o que é um family office e também comentar sobre a importância desse produto para o futuro de sua família. Boa leitura. 

 

Quanto custa um family office? Será que essa é a pergunta a ser feita? Entenda:

É necessário entender sobre o conceito de family office. Ele faz referência a uma gestora de bens familiares. 

Trata-se, portanto, de uma empresa especializada em fornecer uma assessoria completa na administração patrimonial e nesse pacote estão inclusos a parte de planejamento patrimonial, financeira, fiscal e investimentos. 

Deve-se focar no futuro da família. Você sabe quanto custa o futuro da sua família? Esse é o primeiro aspecto que merece atenção para que você possa investigar, da melhor forma possível, quanto custa contratar os serviços de um multi-family office no Brasil. 

Todos esses serviços são fornecidos justamente para garantir tranquilidade e segurança para toda sua família. 

Então, diante do que falamos anteriormente, essa não é a melhor pergunta a ser feita, mas sim, relacionar o valor que um family office pode agregar para o futuro das próximas gerações.

fotografia de dois homens com terno e gravata apertando as mãos e sorrindo.Imagem: banco imagens Canva.

As pessoas que procuram um family office, além do desejo de dar continuidade ao crescimento patrimonial, tem como objetivo é assegurá-lo para as próximas gerações

Vale ressaltar também que esse serviço oferece máxima transparência do mercado, justamente por não estar vinculado a nenhuma instituição financeira. 

 

Quais os tipos de family-office existentes?

Podemos destacar duas estruturas, sendo possível prestar serviços somente para uma família ou para várias famílias simultaneamente. Confira:

  • Single-Family Office

Trata-se de uma empresa desenvolvida pela própria família, que se responsabiliza em fazer a administração patrimonial. Esse tipo de family office apresenta a vantagem de ser personalizado e além disso, fornece um serviço exclusivo para cada família.

  • Multi-Family Office

Diferente da categoria apresentada anteriormente, o Multi-Family Office faz o gerenciamento de diferentes perfis familiares de forma simultânea. O serviço é realizado por uma empresa especializada e consolidada no mercado financeiro.

A vantagem deste produto está justamente no fato de ele ser desenvolvido por uma empresa especializada. Isso porque, a organização conta com profissionais capacitados no assunto e com ampla bagagem em gestão patrimonial e mercado financeiro. Desse modo, a empresa é capaz de fornecer um suporte diferenciado e ajudar a família em tomadas de decisões mais assertivas.

 

O Multi-Family Office e suas vantagens

Destacamos anteriormente que o Multi-Family Office gerencia diversos perfis familiares e faz gestão patrimonial de várias famílias. Se considerarmos essa característica, podemos dizer que o serviço oferece tranquilidade e leveza para as famílias, pois toda a gestão e organização do patrimônio fica a cargo do family office.

Outro aspecto positivo está relacionado aos que envolvem a sucessão patrimonial. Entre eles estão o inventário e a transmissão de patrimônio. Ambas as questões devem ser consideradas, ao se perguntar quanto custa um Family Office. 

Considerando as vantagens oferecidas, o Family Office é benéfico e agrega valor para as famílias.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as vantagens do multi-family office? Existem diversos aspectos positivos e entre os principais estão:

  • Gestão do patrimônio familiar: o serviço é responsável por fazer a administração das riquezas e leva diferentes questões em consideração, como aspectos fiscais, tributários etc;
  • Sucessão patrimonial: o Family Office facilita a transmissão patrimonial e traz segurança e tranquilidade financeira para as próximas gerações;
  • Apoio de profissionais especialistas: os recursos da família serão gerenciados por pessoas experientes e competentes no assunto. Além disso, os profissionais estarão preparados para prestar o melhor suporte e esclarecer as suas dúvidas sobre aspectos financeiros, tributários e outras questões relevantes envolvendo as riquezas de sua família;
  • Atuação na educação financeira familiar: os consultores avaliam diferentes cenários de mercado e riscos financeiros em diferentes projetos. Desse modo, torna-se possível assegurar a manutenção ou crescimento patrimonial das famílias. 

 

Sobre a perspectiva patrimonial é importante destacar que existem dois tipos de ativos familiares:

  • Ativos líquidos: conjunto de ativos que são capazes de virarem dinheiro facilmente. Envolve o fluxo de caixa, o dinheiro que circula pelas contas bancárias familiares.
  • Ativos ilíquidos: entre alguns exemplos estão os imóveis, terrenos, obras de arte, jóias etc. Esses recursos não podem ser utilizados em situações emergenciais, como acidentes ou problemas de saúde, por exemplo. Desse modo, é fundamental contar com uma porcentagem de ativos líquidos no patrimônio familiar.

 

Seu patrimônio precisa de elementos que geram valor

Todo patrimônio, para ser construído, precisa de uma estratégia. Por esse motivo, buscamos compartilhar com você, elementos que geram valor patrimonial e também questões que possam te ajudar a garantir um futuro próspero e tranquilo.

fotografia de baixo para cima mostrando prédios de vidro. Imagem: banco imagens Canva.

A gestão de patrimônio eficiente se baseia nos seguintes pilares:

  • Organização patrimonial: essa prática de gestão visa alocar os recursos da melhor forma possível para que o patrimônio se desenvolva conforme os objetivos planejados e também de modo a favorecer o alcance dos resultados;
  • Planejamento do futuro: neste momento definem-se as estratégias e os objetivos em curto, médio e longo prazo;
  • Perenidade do patrimônio: ela assegura a permanência e a estabilidade patrimonial para as próximas gerações;
  • Redução dos riscos: essa estratégia visa justamente assegurar a estabilidade e também garantir a consolidação do patrimônio.

Ao seguir esses quatro pilares mencionados anteriormente torna-se possível garantir a proteção e a perpetuação patrimonial. Além disso, a sua família poderá multiplicar as riquezas e assim, assegurar a perenidade do seu patrimônio.

 

Gestão exclusiva e eficiente SOMMA Multi-Family Office

Todos os questionamentos que levantamos anteriormente merecem ser considerados antes de contratar o serviço de um Multi-Family Office

Essa reflexão leva ao entendimento de que, quando o assunto é família e patrimônio, todo cuidado é merecido, pois, existe muito trabalho e os investimentos feitos por trás daquilo que foi conquistado para usufruir ao lado das pessoas que você mais ama.

Por isso, não há uma resposta exata sobre quanto custa um Family Office, pois, as decisões para o futuro da sua família não podem ser tomadas de forma breve e em poucas linhas. É necessário entender as necessidades da família e ter um bom planejamento e organização para assegurar uma gestão eficiente.

Considerando o valor que a sua família e o seu patrimônio possuem, o investimento de contratar o Family Office pode variar, conforme o tamanho do patrimônio e como ele é composto. Nesse contexto, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, conte com nossos especialistas do SOMMA Multi-Family Office. Vamos cuidar do seu patrimônio e oferecer diversos insights e bons resultados!

fotografia do escritório da SOMMA com diversas mesas e computadores.Imagem: acervo de imagens do escritório SOMMA.

Como foi possível perceber, um Family Office é essencial quando o assunto é garantia patrimonial. Desse modo, procuramos apresentar esse conceito e explorar as características deste serviço, para que você possa ter um conhecimento sólido sobre esse assunto e, consequentemente, tomar uma decisão sábia!

Este conteúdo foi útil para você? Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas para conhecer mais sobre o SOMMA Multi Family Office

Banner SOMMA Multi Family Office

Assuntos relacionados