Educação Financeira para todos!
De 12 a 18 de maio, celebra-se a ENEF – Semana Nacional de Educação Financeira, instituída pelo Governo para compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras entre os brasileiros. Saiba mais deste movimento aqui.
Como uma gestora de investimentos e agente de transformação na esfera de prosperidade financeira, a SOMMA Investimentos, desde a sua concepção, em sua essência, tem o compromisso de ajudar as pessoas a cuidarem melhor dos seus recursos. Nada mais apropriado participarmos de forma ativa desta campanha e compartilhar alguns dos nossos aprendizados na relação com o dinheiro.
Inclusive, desde 2021, executamos o projeto SOMMA School em algumas instituições parceiras e conectamos nossos especialistas financeiros a alunos e adolescentes através de aulas para a formação da educação financeira, como ferramenta complementar à ementa de ensino.
Resgatamos a simbólica imagem do porquinho, muito utilizada na educação das crianças nascidas no século XIX, o qual tem uma representação de “poupar” e que se origina da ideia de que, assim como um porquinho acumula suas reservas, as pessoas devem guardar dinheiro para o futuro. E assim, convidamos alguns colaboradores a contarem como envolvem a percepção de dinheiro com os seus filhos.
O Andrei Moriggi, Coordenador de Contas da SOMMA Multi-Family Office, destaca a responsabilidade coletiva entre escolas, instituições e, ainda mais importante, o núcleo familiar para formação do conceito financeiro entre as crianças. Utilizar o porquinho é uma forma didática de construir a ideia de poupar. Assista aqui ao vídeo!
Já a Desiree Gomes Lima de Souza, Analista de Recursos Humanos, pontua seu pequeno Heitor com estrelinhas a cada boa ação dele e, ao final do mês, de acordo com sua pontuação, recebe uma quantia em dinheiro, como forma de valorizar o trabalho para conquistas de objetivos. Aqui, você pode conferir o seu relato completo.
O Eduardo Sobierajski, Analista de Crédito, adotou e metáfora de plantar feijões para mostrar à sua filha Manu sobre investimento, cuidado e multiplicação de recursos. O vídeo do Eduardo na íntegra, você pode assistir aqui.
Por fim, o Diolney Peres, pai de três meninas, utiliza a dinâmica da árvore dos desejos, na qual, através de atividades exercidas, elas conquistam os itens desejados. Conheça mais detalhes sobre essa dinâmica aqui.
Desenvolver a consciência sobre o dinheiro, poupar, planejar cada compra são conceitos fundamentais da prosperidade financeira. E educar uma criança com essa metodologia é uma forma de contribuir para a sua realização futura e para o desenvolvimento da sociedade.