Investimentos ESG e tendências para os próximos anos

25/08/2021

Investimentos ESG e tendências para os próximos anos

investidos segurando agenda realizando investimento esg

Você sabe o que são os investimentos ESG? Por se tratar de um termo técnico, essa é uma dúvida pertinente, especialmente para aqueles que estão ainda no começo de sua jornada no mundo dos investimentos.

O termo ESG faz referência a uma sigla originária da língua inglesa: Environmental, Social and Governance e traduzindo para o nosso idioma, é comum utilizarmos a sigla ASG, que significa Ambiental, Social e Governança.

De acordo com informações divulgadas pelo Google Trends, o interesse por esse tipo de investimento no mundo aumentou 5 vezes mais nos últimos 5 anos, sendo que no Brasil, foi observado um aumento 14 vezes maior no mesmo período.

Por estar em alta, é essencial manter-se informado sobre o tema. Para ajudar neste sentido, escrevemos este artigo, que visa abordar o assunto e apresentar também algumas tendências que vêm sendo comentadas na área de investimentos para os próximos anos.

Mas, antes de continuar a leitura, convido você a conhecer algumas opções interessantes que você pode priorizar em seu patrimônio. Você pode considerar valores de ativos líquidos, participações societárias e imóveis pertencentes à família ou ao Grupo e de maneira simples e dinâmica, arrastar a barra interativa aos valores correspondentes ao seu patrimônio, para revelar as opções selecionadas por nós!

simulador para gestão de patrimônio SOMMA investimentos

Está interessado em saber mais sobre os investimentos ESG e conhecer algumas tendências para o futuro? Então, continue lendo este artigo!

Critérios dos investimentos ESG

Existem alguns tipos de responsabilidade social e uma delas é a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma prioridade para as empresas que são comprometidas de fato com as comunidades em que estão presentes. 

Diante da crise climática que o mundo vem enfrentando e que foi agravada por conta da pandemia de COVID-19, a contribuição das empresas é fundamental para buscar recuperação e crescimento econômico sustentável. E neste sentido, os critérios ESG existem para possibilitar que as empresas façam investimentos socialmente responsáveis. Trata-se de incluir aspectos ambientais, sociais e de governança aos financeiros, para as tomadas de decisão. 

árvores em cima de moedas em crescimento gradativo investimentos esg

Foto via banco de imagens canva

Confira alguns destes critérios:

  • Fatores Ambientais: é verificado o uso de recursos naturais, a eficiência energética, os níveis de poluição e se a empresa contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade;
  • Fatores Sociais: são avaliadas as relações trabalhistas na empresa, verificar se a companhia defende os direitos humanos e se apoia nos programas de inclusão e diversidade. Além disso, verifica-se a oferta de programas de capacitação dos funcionários e a preocupação da companhia com a saúde dos empregados;
  • Fatores de Governança: é analisada a independência por parte do conselho de gestão, a transparência dos líderes, a responsabilidade fiscal e a qualidade por parte dos comitês de auditoria.

Vale destacar que a principal característica desta modalidade de investimentos, é que o negócio em questão tenha como ponto central a preocupação e o comprometimento com questões ambientais e socioeconômicas da sociedade em que está inserido. 

Importância de fazer investimentos nesta categoria

Por diferentes razões, fazer investimentos na categoria é muito importante. Primeiramente, ao investir em um ativo com os critérios ESG, você vai investir o seu capital em uma empresa que demonstra preocupação com o meio ambiente, com as questões sociais e os aspectos de governança. 

Além disso, por meio das aplicações financeiras que se enquadram nos critérios ESG, você terá mais oportunidades de encontrar ativos com ótimas rentabilidades e que possam tornar a sua carteira de Investimentos mais lucrativa. 

Outro aspecto positivo é que você vai conseguir diversificar o seu portfólio de investimentos e, consequentemente, ter mais segurança em sua carteira, pois você reduzirá o risco com eventuais perdas em algumas aplicações financeiras, caso elas aconteçam.

Como funciona na prática um investimento nesta categoria

Os investimentos dessa categoria referem-se a ativos disponibilizados por empresas que seguem os critérios que comentamos: ambientais, sociais e de governança do Environmental, Social and Governance. Dentre as principais alternativas, estão:

  • Fundos com foco em ESG
  • Compra direta de Ações
  • ETFs ligados a índices de sustentabilidade
investidor em frente ao computador investimentos esg

Foto via banco de imagens canva

Lembre-se de que você deve primeiramente analisar todas as informações e características que destacamos, para identificar se ele faz sentido para a sua estratégia, bem como, se ele acompanha o seu perfil de investidor. Certifique-se de que as opções que você selecionou apresentam de fato boas práticas aos critérios estabelecidos. 

Ao considerarmos as características que destacamos sobre esses ativos, o primeiro passo é selecionar a empresa ou as empresas para as quais você fará um aporte. Mas antes, o gestor deve fazer uma análise minuciosa do perfil dos negócios, buscando definir quais farão parte do fundo. Feito isso, o segundo passo é o aporte dos recursos, para em seguida acontecer a distribuição da rentabilidade. Em alguns fundos de ações, por exemplo, os dividendos são distribuídos proporcionalmente ao número de cotas de cada um dos investidores.

Investimentos ESG: tendências para os próximos anos

Conforme relatório apresentado pela Morningstar, em 2020 o total aplicado em investimentos sustentáveis alcançou a marca de 250 bilhões de dólares, somente nos Estados Unidos. Número que corresponde a 20% da participação. O mesmo relatório aponta um crescimento de 400% nesta modalidade nos últimos 3 anos.

investidora em meio a uma plantação investimentos esg

Foto via banco de imagens canva

Diante disso podemos dizer que os investimentos ESG tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado financeiro. Além disso, mais empresas irão aderir a essas práticas, pois as questões sociais, ambientais e de governança são relevantes para a nossa sociedade.

Entre algumas tendências e transformações que vem por aí, podemos listar:

  • Mudanças no olhar do investidor, que cada vez mais buscam alinhar suas decisões financeiras aos seus objetivos pretendidos e lifestyle;
  • Surgimento de novos modelos de negócios, mais éticos e conscientes;
  • Avaliação de impacto mensurável dos ativos ESG, para que eles sejam mais analisados em virtude dos impactos que trazem para a sociedade do que por sua lucratividade ou segurança.
  • Mudança de foco para Sustainability-Linked Bonds (SLB), ou seja, títulos baseados em sustentabilidade;
  • Novos acordos internacionais e mudanças na legislação, visando proporcionar a expansão desta modalidade de investimento;
  • Mais relevância para diversidade, inclusão e combate à desigualdade;
  • Taxonomia de Finanças Verdes: um conjunto de classificações técnicas proposto pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que visa estabelecer um padrão a ser cumprido por todos os ativos e empresas com a modalidade ESG; 

As melhores indicações de acordo com seu perfil e objetivos

O SOMMA Multi-Family Office está preparado e disposto a ajudar a fazer a gestão exclusiva e eficiente do seu patrimônio. Isso inclui dar direcionamentos inteligentes para que você possa alcançar seus objetivos de acordo com seu perfil de investidor e com aquilo que planejou para o futuro da sua família.

O nosso processo de gestão do patrimônio visa oferecer proteção, perpetuação e multiplicação do seu patrimônio

Com base em um preciso diagnóstico, apresentamos um portfólio de investimentos altamente personalizado, construído de forma imparcial e independente. Buscamos multiplicar o seu patrimônio e ajudar a perpetuá-lo para as próximas gerações por meio de uma operação transparente e eficiente, comandada por profissionais altamente qualificados do mercado financeiro.

Clique no banner logo abaixo e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?