Como aumentar o patrimônio e proteger o futuro da sua família

08/02/2021

Como aumentar o patrimônio e proteger o futuro da sua família

familia feliz como aumentar patrimônio rentabilidade

Saber como aumentar o patrimônio e conquistar esse patamar é um desafio. Só quem batalhou para acumular sua riqueza sabe de tudo que precisou abrir mão para atingir essa meta. E a verdade é que o processo nunca acaba: o acúmulo de capital é apenas a etapa inicial desse processo.

Porém, existe um problema nessa trajetória. Infelizmente, muitos brasileiros não sabem de que maneira podem multiplicar seu patrimônio, bem como protegê-lo, preservando o futuro de suas famílias. Não por acaso, uma pesquisa do Credit Suisse, divulgada pelo Diário do Comércio, relatou que a tendência da década passada foi de desvalorização patrimonial entre as famílias brasileiras.

Em parte, esse cenário se deve a uma série de variáveis econômicas: a começar pelo Real que não é, nem de longe, a moeda mais forte do planeta. Existem também aquelas pessoas que possuem dificuldade na gestão do seu patrimônio pela falta de conhecimento em estratégias e investimentos.

Se esse é o seu caso, não entre em pânico. Atualmente, existem diversas empresas especializadas na gestão patrimonial, que cuidam da perenidade dos seus bens e ativos. É o caso do serviço exclusivo oferecido por nós, o SOMMA Multi-Family Office. Nosso processo de gestão do patrimônio é baseado no tripé proteção, perpetuação e multiplicação. 

Neste momento, convido você a continuar a leitura. Abordaremos um pouco mais sobre como aumentar seu patrimônio mesclando segurança e rentabilidade — afinal, ninguém quer colocar seu capital e bens acumulados em risco, certo?

Como aumentar o patrimônio e proteger o futuro da sua família?

Falar sobre como aumentar o patrimônio é muito mais do que simplesmente saber onde deixar o seu dinheiro. É preciso, antes de qualquer coisa, entender o seu padrão de vida, quais são os seus objetivos financeiros e, por fim, o seu próprio perfil como investidor.

Neste contexto, existem diversas variáveis que precisam ser monitoradas. Uma delas é a forma pela qual os gastos mensais são realizados. Todos são realmente necessários para você e para sua família? Por vezes, economizar com algum tipo de despesa ajuda a poupar recursos e permitir o crescimento patrimonial.

calculos renda patrimonial

Educação Financeira | Photo by William Iven on Unsplash

Além disso, a educação financeira é a base de tudo. Educar os filhos de maneira a fazer com que entendam o valor do dinheiro e a importância de pensar no longo prazo (e não apenas no agora), são desafios vitais para alcançar esse objetivo.

No entanto, quando olhamos para o aumento do seu patrimônio, a questão vai mais além: muitos detalhes influenciam nos resultados. E é por isso, que uma boa forma de garantir a segurança do capital acumulado, é por meio da experiência de empresas com profissionais especializados em gestão patrimonial.

Eles são capazes de identificar todas essas questões citadas anteriormente, fazer um levantamento de tudo o que você possui de bens e ativos, para então, a partir disso, montar um plano de investimentos adequado para o seu perfil e as suas metas para o futuro. Além disso, tudo é feito de forma a preservar esse patrimônio, para que possa ser transferido e mantido de geração para geração, com todas as questões tributárias e financeiras igualmente em ordem. Assim, com um plano personalizado, torna-se mais fácil alcançar o crescimento desejado com segurança, rentabilidade e estabilidade.

O que pode ser considerado como patrimônio?

Um ponto importante a esclarecer é que o seu patrimônio não se resume ao dinheiro disponível no banco ou em investimentos. Essa é, sem dúvidas, uma das fontes de capital mais importantes para sua família, mas não é a única.

O patrimônio vai muito além do dinheiro. Ele envolve todos os seus bens e direitos. É o caso de imóveis (como a casa ou apartamento em que você reside), propriedades de terrenos, carros e, principalmente, empresas.

Ou seja, tudo aquilo que lhe pertence, entra na gestão patrimonial. E é justamente por isso que o processo se torna um pouco complexo em alguns momentos. Sem dúvidas, é essencial contar com o suporte de especialistas.

Como aumentar o patrimônio: o passo a passo para começar agora mesmo!

Apesar de envolver muitos aspectos, o crescimento patrimonial tem um começo simples: planejamento e organização. Pensando neste objetivo, preparamos algumas dicas de como iniciar o aumento do seu patrimônio da melhor forma possível. Vamos lá!

Coleta e levantamento de informações e dados sobre todo o seu patrimônio

Como mencionamos anteriormente, a gestão patrimonial envolve uma série de bens e direitos. Assim, não há uma “fórmula mágica” para acumular a sua riqueza. É preciso que o planejamento seja personalizado para a sua situação em particular.

Desta forma, tudo começa com um levantamento geral de todas as suas propriedades, empresas, entre outros, conforme mencionado no tópico anterior. Esse primeiro passo pode ser trabalhoso, mas é indispensável ter o completo domínio da sua situação para saber como planejar o futuro.

casas vista aérea como aumentar o patrimônio

Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash

Lembrando que essa atividade pode e deve ser executada por um especialista. Aqui na SOMMA, nós acreditamos que o seu patrimônio tem ainda mais valor, porque ele tem a ver com a sua vida, a sua família, com o seu tempo no dia a dia. Por esse motivo, além da gestão patrimonial em si, também oferecemos todas as etapas de organização, planejamento, controladoria, gestão de contas, investimentos e relatórios. Acesse a página especial do SOMMA Multi-Family Office e saiba mais.

Cuide da gestão e planejamento dos recursos que você já possui

Quando pensamos em aumento patrimonial, o próximo desafio é cuidar e proteger os recursos que já foram conquistados. Isto é, garantir que as propriedades e investimentos atuais não se desvalorizem.

Quanto maior a variedade desses bens e direitos acumulados, mais recomendado passa a ser contar com uma empresa especializada na medida em que ela tem experiência e facilidade em acompanhar os seus ativos atuais.

Faça investimentos inteligentes

Não se pode descartar as estratégias de investimentos quando o assunto é como aumentar o patrimônio familiar. E essa é a etapa que costuma gerar o maior volume de dúvidas na medida em que temos uma grande variedade de produtos no mercado financeiro.

rentabilidade como aumentar patrimônio

Photo by Markus Spiske on Unsplash

O grande foco deste passo está em mesclar rentabilidade e segurança de acordo com o seu perfil. Não é porque um ativo se destacou nos últimos anos que devemos apostar tudo nele. A aleatoriedade de investimentos é uma inimiga da valorização de capital.

Nesta etapa, até mais do que nos estágios anteriores, a experiência de uma equipe especializada pode fazer toda a diferença para encontrar as melhores decisões de onde investir o seu dinheiro.

Vale destacar que, além do serviço SOMMA Multi-Family Office e da vasta experiência, a SOMMA possui fundos de investimentos em diversas categorias! Assim, você pode contar com um suporte personalizado da nossa equipe tanto para a gestão patrimonial, como também recebendo as melhores recomendações personalizadas ao seu perfil, à sua realidade e de acordo com os seus objetivos, aumentando assim, as chances de acertar em sua estratégia de investimentos.

Dê atenção ao planejamento sucessório

Uma vez que a estratégia de valorização patrimonial tenha sido resolvida, isso não significa que o trabalho de como aumentar o seu patrimônio esteja concluído. É preciso ainda pensar no planejamento patrimonial, que abarca três áreas distintas:

  • Planejamento sucessório
  • Planejamento tributário
  • Planejamento financeiro

Ignorado por alguns gestores de patrimônio, o planejamento sucessório é fundamental para a perenidade do seu patrimônio, bem como para evitar desgastes e disputas entre familiares. Com uma sucessão familiar bem estruturada, esse risco é reduzido consideravelmente, mantendo o bem estar entre os entes queridos.

Acompanhe regularmente o seu patrimônio

Por fim, após concluir toda etapa de planejamento e investimento do seu patrimônio, é essencial seguir acompanhando e monitorando os resultados — algo que se torna mais complexo conforme os valores acumulados crescem.

Na SOMMA, oferecemos esse tipo de avaliação periódica por meio de relatórios mensais completos. Além disso, estamos constantemente acompanhando os processos financeiros para garantir que não existam cobranças indevidas.

Com esse tipo de monitoramento, além de garantir a maximização dos lucros patrimoniais, você ainda tem uma análise pronta sobre a estratégia planejada, verificando o seu funcionamento na prática e podendo ajustá-lo ao longo do caminho.

A SOMMA cuida do seu patrimônio com base no tripé proteção, perpetuação e multiplicação

Como vimos ao longo do artigo, existem múltiplos fatores que interferem em como aumentar seu patrimônio. Portanto, com tantos detalhes, executar todas essas etapas sozinho pode ser um grande desafio e conter muitos obstáculos.

Mais do que uma gestora de patrimônio, nosso objetivo é ser o seu braço financeiro. É por isso que buscamos oferecer um serviço completo que permita maior tranquilidade e melhor performance!

Em nossa trajetória, já são 17 anos de experiência no mercado e mais de 7,5 bilhões de reais sob gestão. Portanto, se você sente dificuldades em saber como aumentar seu patrimônio e fazer a gestão disso para proteger o futuro da sua família, lhe convidamos a conhecer o SOMMA Multi-Family Office e para eliminar quaisquer dúvidas.

SOMMA Multi-Familly Office

Assuntos relacionados

× Como posso te ajudar?